1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Portugal e Moçambique discutem cooperação na defesa

João Carlos (Lisboa)29 de maio de 2014

Portugal e Moçambique querem aprofundar a parceria na área da defesa. Os titulares da pasta dos dois países discutiram esta quarta-feira (28.05) a implementação dos projetos da cooperação técnico-militar.

https://p.dw.com/p/1C8xq
Foto: DW/J. Carlos

Na quarta-feira (28.05), Agostinho Salvador Mondlane, ministro da Defesa Nacional de Mocambique, iniciou uma visita oficial de dois dias a Portugal, com a cooperação bilateral na área da defesa no centro da agenda.

Os titulares da pasta dos dois países, respetivamente Aguiar-Branco e Agostinho Mondlane, discutiram a implementação dos projetos da cooperação técnico-militar, abrangendo equipamentos de defesa, desenvolvimento de tecnologia e gestão de recursos humanos.

Encontro à porta fechada

Contactado previamente, o serviço de comunicação do Ministério da Defesa português fez notar que os dois governantes não fariam qualquer declaração pública.

Mosambik Krise Festnahme Renamo Mitglieder 17.10.2013
Captura de membros da RENAMO, Gorongosa (17.10.13)Foto: Maria Celeste Mac' Arthur/AFP/Getty Images

Após este encontro saiu um comunicado conjunto em que se destaca o Acordo de Cooperação Técnico-Militar de 2012 e o Programa-quadro assinado em março deste ano durante a Cimeira Portugal-Moçambique.

Observadores consideram que a emissão do comunicado para a imprensa foi uma forma hábil de evitar eventuais perguntas incómodas dos jornalistas sobre o conflito político-militar em Moçambique, que opõe o exército do Governo da FRELIMO e os homens armados da RENAMO, principal partido da oposição.

Saúde da ordem constitucional

Na semana passada, o ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Baloi, avistou-se com o seu homólógo português, Rui Machete, também à porta fechada, sem falar à imprensa. Confrontado depois pela DW África, Baloi afirmou não ter conhecimento sobre nenhum tipo de formação militar não oficial fornecida pelo governo portugues ao exército moçambicano. O governante lembrou unicamente que “Moçambique tem com vários governos acordos de formação no domínio da defesa e da segurança.”

Agostinho Salvador Mondlane, Verteidigunsminister von Mosambik
Oldemiro Baloi, ministro moçambicano dos Negócios EstrangeirosFoto: DW/J. Carlos

Segundo Oldemiro Baloi, em Moçambique a ordem constitucional está de boa saúde. Para ele, “o processo de crescimento da democracia moçambicana tem enfrentado periodicamente algumas dificuldades”, agora mais acentuadas.

“Estou convencido de que o diálogo decorrerá de forma a que as eleições tenham lugar e que ele prossiga para outros pontos da agenda”, apesar da complexidade das negociações entre o Governo e a RENAMO, avançou ainda o ministro moçambicano.

Portugal e Moçambique discutem cooperação na defesa

Saltar a secção Mais sobre este tema