Polícia moçambicana põe inspetores nas estradas para combater corrupção | Moçambique | DW | 12.04.2022

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Polícia moçambicana põe inspetores nas estradas para combater corrupção

A Polícia da República de Moçambique (PRM) vai destacar um grupo de inspetores para detetar e combater casos de corrupção envolvendo a Polícia de Trânsito, anunciou o comandante-geral da corporação, Bernardino Rafael.

Segundo Bernardino Rafael, citado hoje pelo diário Notícias, os inspetores vão realizar patrulhas nos postos de trânsito para apanhar agentes que extorquem automobilistas.

"Vamos destacar equipas de inspetores para policiar todos os agentes que cometem estas irregularidades. Os infratores serão afastados e responsabilizados criminalmente", declarou.

A PRM, prosseguiu, também quer combater o envolvimento e a dispersão por vários pontos de diversos ramos da corporação na fiscalização do trânsito, para que este trabalho seja da exclusiva responsabilidade da entidade especializada.

"São muitas entidades a exercerem o mesmo papel e em locais diferentes", acrescentou.

"Facilitem a vida das pessoas"

Bernardino Rafael apelou aos agentes de trânsito para pararem "de perturbar os automobilistas".

"Não roubem tempo e não retardem a marcha. Facilitem a vida das pessoas, simplificando o trabalho de fiscalização", declarou aquele responsável, numa exortação aos membros aos membros da corporação.

O comandante-geral da PRM criticou a apropriação ilegal de documentos pessoais dos automobilistas pelos agentes de trânsito como forma de coação psicológica para pagamento de suborno.

A Polícia de Trânsito (PT) de Moçambique já foi considerada por vários relatórios como uma das instituições mais corruptas do Estado moçambicano, sendo até acusada de ser parte das causas de sinistralidade rodoviária no país por permitir situações de condução irregular em troca de subornos.  

Beira: Pesadelo nas estradas

Leia mais