1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
História

Pessoas cuja vida mudou no 11 de Setembro de 2001 - parte 3

12 de agosto de 2011

Desde os ataques às torres gémeas em Nova Iorque em 2001, o medo do terrorismo influenciou muitas vidas no mundo. Um exemplo é Fritz Urbach, soldado da Bundeswehr, que tem vindo a ser destacado para o Afeganistão.

https://p.dw.com/p/ReE8
O coronel alemão Fritz Urbach é destacado regularmente para o Afeganistão
O coronel alemão Fritz Urbach é destacado regularmente para o AfeganistãoFoto: DW

Fritz Urbach: 52 anos, casado, 3 filhos. Desde 1997, trabalha no exército alemão – a Bundeswehr. No dia dos ataques terroristas em Nova Iorque, a 11 de setembro de 2001, Urbach estava ainda no seu quartel na cidade alemã de Koblenz. Dois anos mais tarde, foi destacado pela primeira vez para o Afeganistão. Para Fritz Urbach e a sua família muito se alterou: nos anos que se seguiram, o oficial foi enviado diversas vezes para aquele país. Ao todo, esteve mais de dez vezes na região das montanhas do Hindukush, na fronteira com o Paquistão.

Fritz Urbach: "Só com uma segurança duradoura e uma liderança estável no Afeganistão, será possível deixar o país"
Fritz Urbach: "Só com uma segurança duradoura e uma liderança estável no Afeganistão, será possível deixar o país"Foto: Privat

Ao longo do tempo, tornou-se claro que não seria possível concretizar os objetivos iniciais – sobretudo a instauração de uma democracia estável no Afeganistão. Para Fritz Urbach, mesmo depois da retirada das tropas internacionais do Afeganistao, o país poderá tornar-se novamente num centro de atividades terroristas. Mas, para já, diz Urbach, o objetivo é ajudar os afegãos a construir uma segurança duradoura e uma liderança estável no seu país. Só assim será possível deixar lentamente o Afeganistão.

Um Contraste da autoria de Daniel Scheschkewitz, apresentado por Marta Barroso.

Autora: Marta Barroso
Edição: António Rocha