1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Parlamento na Guiné-Bissau está apto a funcionar, diz presidente da Assembleia

9 de maio de 2012

A Assembleia Nacional Popular discutiu a situação da Guiné-Bissau. Maioria dos deputados do PAIGC, maior partido do país, faltou. Encontro e foi convocado por Serifo Nhamadjo (foto), presidente interino do parlamento.

https://p.dw.com/p/14sTU
Serifo Nhamadjo, presidente interino da Assembleia Nacional Popular
Serifo Nhamadjo, presidente interino da Assembleia Nacional PopularFoto: picture-alliance/abaca

O PAIGC, partido com maior número de deputados no parlamento e que estava no poder até ser destituído por golpe de Estado a 12.04, não teve muitos participantes na reunião desta quarta-feira (10.05) da Comissão Parlamentar – composta por 15 deputados. O encontro foi convocado por Serifo Nhamadjo, atual presidente interino da ANP.

Nhamadjo disse entender que, havendo o retorno à normalidade constitucional, a Assembleia Nacional Popular está em condições de prosseguir com os seus trabalhos.

"Estamos a cumprir o ritual da lei que põe que a Assembléia tenha uma reunião quatro vezes ao ano. Uma das reuniões é em maio", explicou, dizendo que a reunião desta quarta-feira serviria para retomar alguns pontos da agenda parlamentar que já tinham sido discutidos na sessão anterior, além de ratificar alguns acordos.

Solução da crise

O antigo partido no poder na Guiné-Bissau, PAIGC, instruiu os deputados da formação a não participarem em qualquer reunião parlamentar enquanto decorrem os esforços da comunidade internacional na busca de uma solução para a crise desencadeada pelo golpe de Estado militar e que destituiu o antigo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Por seu lado, para Serifo Nhamadjo, o PAIGC – partido a que pertence – não pode obrigar os seus deputados a ficarem parados. "Eu acho que os deputados têm uma outra responsabilidade, suprapartidária. Se entenderem que devem obedecer ao comunicado do partido, tudo bem – acho justo. [Mas a instrução] é impor aos deputados não fazer uso de suas prerrogativas. Eles foram eleitos pelo povo e têm de cumprir com a sua obrigação", disse à DW África.

Serifo Nhamadjo foi até as ultimas eleições um dos dirigentes máximos do PAIGC, mas neste momento está sob alçada disciplinar e sem a confiança política do seu partido, por não ter apoiado Carlos Gomes Júnior, candidato escolhido pelo partido para as eleições presidenciais antecipadas. De recordar que Nhamadjo havia decidido candidatar-se como independente ao escrutínio de 18.03, realizado por causa da morte, após doença prolongada, do antigo presidente Malam Bacai Sanhá.

Após golpe de Estado militar de 12.04, Guiné-Bissau ainda está num impasse
Após golpe de Estado militar de 12.04, Guiné-Bissau ainda está num impasseFoto: Reuters

Disputa

Para já, é visível uma disputa entre as duas partes na resolução da crise instalada após o golpe. Uma fonte da Assembleia disse que estavam nessa reunião da Comissão Permanente apenas os deputados do partido que apoiaram a candidatura de Serifo Nhamadjo, que opinou ainda que a lei prevê que, "se houver uma vacatura [no parlamento], há uma sequência de substituição automática. Isso é o que nos leva a assumir certas posições no âmbito da Assembleia".

Sede do PAIGC em Bissau (2010)
Sede do PAIGC em Bissau (2010)Foto: DW

Nhamadjo também considerou "imperativo" que haja "consenso" em torno da nomeação de um novo governo, que teria de ser escolhido por meio de um "arranjo constitucional".

Segundo Nhamadjo, o parlamento da Guiné-Bissau reúne-se em sessão
plenária a partir da próxima segunda-feira (14.05) e até dia 29.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) propôs como uma das soluções para resolver a crise na Guiné-Bissau, decorrente do golpe de Estado de dia 12 de abril, que seja a ANP a escolher um presidente interino para um período de transição de um ano.

Segundo a DW África apurou, o PAIGC considera que os mecanismos práticos recomendados pela cimeira extraordinária da CEDEAO para a solução e o retorno à normalidade não são compatíveis com os preceitos constitucionais da República da Guiné-Bissau.

Autor: Braima Darame (Lusa)
Edição: Renate Krieger / António Rocha

09.05.12 GBissau - ANP - MP3-Mono

Saltar a secção Mais sobre este tema