Parlamento em Angola aprova orçamento interno milionário | Angola | DW | 09.11.2012
  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Angola

Parlamento em Angola aprova orçamento interno milionário

Em Angola, a Assembleia Nacional aprovou o orçamento interno estimado em mais de 250 milhões de euros. Os deputados não discutiram a suposta compra de viaturas de luxo (foto), tema estampado na imprensa privada.

Viaturas Jaguar supostamente seriam distribuídas aos parlamentares

Viaturas Jaguar supostamente seriam distribuídas aos parlamentares

Apesar de não ter sido uma questão debatida na sessão extraordinária desta quinta-feira (8.11), a compra de viaturas protocolares de luxo de marca Jaguar para os 220 deputados da Assembleia Nacional acabou por ser um ponto abordado à margem dos trabalhos.

A polémica

O assunto foi levantado há três semanas, pelo semanário Novo Jornal, que anunciou a existência de viaturas de marca Jaguar no porto de Luanda que supostamente seriam distribuídos aos parlamentares.

Segundo o Novo Jornal, o Jaguar estaria a ser comprado por 250 mil euros. Alguns dias depois, vários comentários de políticos da oposição e de membros da sociedade civil fizeram ouvir-se.

Nesta quinta-feira, a porta-voz da Assembleia Nacional, a deputada Emília Carlota Dias, fez questão de dizer que tudo não passa de uma grande mentira.

"A gente tem estado a acompanhar esse tema. Isso tudo não passa de um boato. Alguém tentou, se calhar, fazer alguma simulação para, talvez, pressionar o presidente da Assembleia Nacional. Nossa linha de carros protocolares sempre foi a BMW."

A negação

O maior partido da oposição angolana, a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), também considera infundada a notícia da compra de viaturas de luxo, mas o seu presidente de bancada, Raúl Danda, afirma que caso o fato viesse a ser confirmado, votaria contra.

Protótipo do Jaguar cx-75 fez sucesso no Salão do Automóvel em Paris, em 2010

Protótipo do Jaguar cx-75 fez sucesso no Salão do Automóvel em Paris, em 2010

O presidente da bancada do partido maioritário, o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), Virgílio de Fontes Pereira alinha no mesmo diapasão: "A nossa posição é de que não há nenhuma credibilidade nessa notícia que veio a público. Em momento algum, esta questão da compra de viaturas Jaguar foi decidida pelo plenário da Assembleia Nacional."

Mas a UNITA tem outras ideias em relação à compra de viaturas protocolares. "Isso será discutido quando tratarmos do próximo orçamento da Assembleia Nacional. O Ministério dos Transportes não poderia fazer esta importação? Será que não se pode fazer um concurso público para a aquisição de viaturas, bens e serviços? Isto é que vale no sentido da transparência", explica o presidente da bancada parlamentar, Raúl Danda.

Autor: António Carlos Moura (Luanda)
Edição: Bettina Riffel / António Rocha

Ouvir o áudio 03:14

Parlamento em Angola aprova orçamento interno milionário

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados