1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Religião

Papa visita Moçambique de 4 a 6 de setembro

Leonel Matias (Maputo)
27 de março de 2019

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou esta quarta-feira numa comunicação ao país que o papa Francisco visita Moçambique na primeira semana de setembro, considerando que se trata de um "momento histórico".

https://p.dw.com/p/3FjGC
Filipe Nyusi foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano em setembro de 2018Foto: Reuters/A. Pizzoli

A deslocação do Papa Francisco a Moçambique de 04 a 06 de setembro corrente foi anunciada pelo Presidente Filipe Nyusi numa comunicação à nação feita esta quarta-feira (27.03.), ladeado por representantes da Nunciatura apostólica em Moçambique e da Conferência Episcopal Nacional, que confirmaram a visita.

Esta é a segunda vez que um Papa visita Moçambique, depois de João Paulo II ter estado no país, há 30 anos.

O Presidente Nyusi descreveu a visita como um “marco histórico e uma oportunidade para reforçar a fé do povo moçambicano de lutar pelos seus desígnios de construir um país cada vez melhor, sempre ancorado na paz, harmonia e bem estar comum”.

“Esperamos que esta visita constitua um momento de inspiração e de alento na luta que os moçambicanos, como um só povo, travam para o seu reencontro e para a construção de uma nação próspera, unida e em paz.”

Vários encontros em MoçambiqueO chefe de Estado moçambicano informou que o Papa Francisco vai manter encontros com entidades oficiais do Estado, corpo diplomático, líderes políticos e religiosos, jovens, confortará doentes e celebrará uma missa para todos os moçambicanos.

Vatikan-Missbrauchskonferenz Papst Franziskus
Foto: REUTERS

Nyusi apontou que a presença do Papa acontece numa altura em que os moçambicanos aprofundam o diálogo permanente como única via para o alcance de uma paz definitiva e poucos dias depois do centro do país ter sido fustigado por um ciclone e inundações, que provocaram elevados danos humanos e materiais.

O chefe de Estado sublinhou a propósito que o Vaticano tem participado ativamente na busca da paz definitiva para o país e na semana passada, o Papa orou por Moçambique na sequência da calamidade natural.

“A deslocação do Papa encoraja o país a prosseguir com determinação para a superação das dificuldades do dia a dia”, afirmou Filipe Nyusi.Por seu turno, o encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica em Moçambique, Cristiano Antoniete, disse que durante a visita o Papa vai confirmar a sua atenção relativamente aos ataques de homens armados em Cabo Delgado e solidarizar-se com a população vítima das calamidades. 

Papa visita Moçambique de 4 a 6 de setembro

"Virá confirmar toda a sua disponibilidade para dar seguimento aos intentos da declaração universal dos direitos humanos e em particular trabalhar para o restabelecimento de uma paz efetiva, sólida e duradoira".

Moçambicanos contentes com a visita do Papa

Cidadãos ouvidos pela DW África saudaram a visita do Papa Francisco.

Erlic Ramiro, afirma que "do ponto de vista da elevação da moral e espiritual, sendo um homem de Deus, calha numa altura em que a sociedade moçambicana se pode sentir uma vez mais revigorada".

Para Emília Angelica João Vasconcelos "estou muito feliz. Agradeço primeiro a Deus que nos envia uma pessoa muito especial para nos ajudar em orações, principalmente nesta situação de calamidade que a gente tem agora. Estamos de braços abertos para receber a ele", enquanto para Celso Dias a visita do Papa a Moçambique " é uma notícia muito boa. É uma bênção também para consolidar a paz".