1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

OMS convoca países para discutir convenção sobre pandemias

Lusa
31 de maio de 2021

Tedros Ghebreyesus defende que uma convenção é a forma mais eficaz para reforçar a segurança sanitária global. "Uma pandemia acontece quando não se partilha dados patogénicos, tecnologias ou recursos", disse.

https://p.dw.com/p/3uFAM
Genf, Schweiz | 74. WHO-Jahrestagung | Tedros Adhanom Ghebreyesus
Foto: Laurent Gillieron/Keystone/picture alliance

Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) concordaram na criação de um grupo de trabalho em que participem todos os países que o desejem para conversações sobre uma convenção relacionada a pandemias.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, defendeu que um tratado desses seria a forma mais eficaz de reforçar a OMS e a segurança sanitária global, além de que melhoraria as relações entre países e reforçaria a colaboração.

"Aquilo que define uma pandemia é que acontece quando não se partilham informação, dados, patogénicos, tecnologias ou recursos", assinalou o responsável da agência.

A Assembleia Mundial da Saúde marcou uma nova reunião extraordinária para daqui a seis meses para tomar uma decisão final sobre a convenção. Caso as negociações para a elaborar comecem, entretanto, o processo de elaboração da convenção será alargado.

Data visualization COVID-19 New Cases Per Capita – 2021-05-26 – Africa - Portuguese (Africa)

Ao cabo de sete dias de reuniões, outras áreas da saúde pública também estiveram em discussão, como diabetes, deficiência, violência sobre crianças, oftalmologia, HIV, hepatite e infeções transmitidas sexualmente, produção local de medicamentos, malária, doenças tropicais, enfermagem ou saúde oral, que motivaram a aprovação de mais de 30 decisões e resoluções.

Alerta de financiamento

Ghebreyesus alertou que aquela agência da ONU está dependente de financiamento sustentável para conseguir ser mais forte e pediu a adoção da convenção internacional sobre pandemias. Falando no encerramento da 74.ª Assembleia Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus apontou que "é precisa uma mudança de paradigma tanto na quantidade como na qualidade do financiamento" para a OMS.

Indicou que ao longo dos trabalhos da assembleia, que terminou hoje, vários países indicaram o quanto dependem das orientações técnicas dos peritos da OMS, mas salientou que muitos desses peritos "têm contratos de curta duração ou têm que planear os seus contratos em ciclos que dependem de flutuações financeiras".

Ghebreyesus salientou que o maior desafio imediato para a OMS é manter a sua resposta à pandemia, que inclui coordenação e apoio técnico aos países membros, formação de profissionais de saúde, aumento de sequenciação genética do coronavírus SARS-CoV-2, disponibilização de material essencial e envio de especialistas em caso de necessidade.

Bicicletas para contornar a pandemia do coronavírus