1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Oito mortos durante jogo de futebol no Senegal

AFP | DPA | AP | Reuters | cvt
17 de julho de 2017

Oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas num estádio de futebol de Dakar, depois que um muro despencou sobre o público, este sábado (15.07). Tumulto foi causado por briga entre as torcidas rivais.

https://p.dw.com/p/2gdA7
Senegal Mauer kollabiert im Demba-Diop-Stadion
Parte da arquibancada despecou no estádio em DakarFoto: Getty Images/AFP/Seyllou

Matar Ba, ministro do Esporte do Senegal, confirmou as oito mortes no estádio Demba-Diop na capital, Dakar, durante a final da taça da liga senegalesa de futebol. Em entrevista Üa agÄencia AFP, o ministro disse que uma jovem estava entre os mortos, enquanto cerca de 60 feridos haviam sido levados para hospitais.

Matar Ba prometeu "medidas fortes para que tal evento jamais se repita no Senegal".

Um confronto entre torcidas dos clubes rivais Union Sportive Ouakam e Stade de Mbour irrompeu durante a segunda metade do prolongamento do jogo, com o Stade liderando a partida por dois a um.

A polícia usou gás lacrimogêneo para separar os torcedores dos dois times que participavam da briga, os espectadores começaram a desocupar os assentos com pressa e parte da arquibancada desabou.

"De repente, o muro caiu. Sabíamos exatamente que alguns dos nossos [amigos] haviam perdido suas vidas, porque a parede caiu diretamente sobre as pessoas", disse Cheikh Maba Diop, uma testemunha ocular.

Senegal Mauer kollabiert im Demba-Diop-Stadion
Senegal tem sido criticado por falhas na segurança em eventos de massaFoto: Getty Images/AFP/Seyllou

Medidas de segurança inadequadas

Mara Die Diouf, um torcedor presente no estádio, disse à agência de notícias AFP que o policiamento no estádio era inadequado.

"O que acho terrível é que temos esse tipo de final, neste tipo de estádio, onde não há segurança suficiente", disse Diouf.

Um porta-voz do Presidente Macky Sall disse que a campanha eleitoral para as legislativas seria suspensa, a partir deste domingo (16.07), em respeito às vítimas.

Este domingo (16.07), o porta-voz  do Governo, Seydou Gueye, disse que todos os eventos culturais e esportivos foram suspensos até as eleições legislativas, que se realizam em 30 de julho no país.

Ainda de acordo com Gueye, será aberto um inquérito judicial para investigar a tragédia e identificar os responsáveis.

Por meio de um comunicado, o Presidente Macky Sall declarou-se "indignado" com as vidas perdidas, prometendo uma melhor segurança nos estádios do Senegal e uma justiça rápida para as famílias afetadas. Um porta-voz do Presidente disse que a campanha eleitoral seria suspensa, a partir deste domingo (16.07), em respeito às vítimas.

O Senegal tem sido fortemente criticado este ano por causa de falhas de segurança durante grandes eventos, como foi o caso da morte de dezenas de pessoas numa manifestação religiosa em abril último.

Os confrontos durante as partidas de futebol são comuns em África, onde os padrões de segurança em grandes jogos são baixos.

Em fevereiro, pelo menos 17 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas depois que um tumulto irrompeu durante uma partida de futebol em Angola.

Saltar a secção Mais sobre este tema