1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Os angolanos esperam muito da nova direção da Rádio Ecclesia

Nelson Sul de Angola (Benguela)6 de setembro de 2016

Fiéis da Igreja Católica e sociedade civil de Angola querem que a cobertura da radio seja alargada e que os conteúdos das emissões não devam cingir-se únicamente à mensagem religiosa.

https://p.dw.com/p/1JwkS
Foto: DW / Johannes Beck

Depois do afastamento do diretor da Emissora Católica de Angola, padre Quintino Kandanji, vários fiéis da Igreja Católica e membros da sociedade civil de Angola defendem o alargamento do serviço público emitido pela rádio Ecclesia. Para alguns fiés e ouvintes, apesar da emissora estar afetar a Igreja, os seus conteúdos não devem estar virados apenas para a propagação de mensagens religiosas .

O diretor demissionário da rádio Ecclesia, padre Quintino Kandanji, era uma figura controversa na sociedade angolana. Foi no seu consulado que a estação radiofónica passou por profundas alterações na sua linha editorial, bloqueando muitas vezes qualquer crítica ao Governo e nomeadamente ao presidente José Eduardo dos Santos.

Quintino Kandanji acusava muitas vezes os partidos na oposição, as organizações não-governamentais de defesa dos direitos humanos e a delegação da União Europeia em Angola, de estarem a incitar a comunicação social privada com o intuito de derrubar o Governo.

Demissão de Kandanji foi a seu pedido
Apesar de fontes da própria rádio Ecclésia terem garantido que a exoneração do diretor tem a ver com a perda da credibilidade da rádio, em função da alteração da sua linha editorial. O porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e Arcebispo de Saurimo, bispo Manuel Imbamba, disse em exclusivo à DW África, que a demissão de Quintino Kandanji foi a seu pedido.

Radio Ecclesia - Studio Bild 43
Estúdio da Radio EcclesiaFoto: DW / Johannes Beck

"Não é necessário que exploremos as razões, portanto, ele escrevera em tempos uma carta de pedido de demissão, que foi analisada pelo conselho permanente da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé e ratificado. Portanto, é a seu pedido que a exoneração aconteceu".

Ecclesia perde credibilidade desde 2011
A rádio Ecclesia, que já foi tida como a emissora mais independente de Angola, tem vindo a perder a sua credibilidade desde 2011, altura em que foi nomeado o agora demissionário diretor. Por isso, com a nomeação de novo diretor Artur Cavita ainda que interino, vários fiéis da Igreja Católica e membros da sociedade civil auguram uma mudança na linha editorial da radio, como é o caso de Simão Hossi, da diocese de Caxito.

Rádio Ecclesia - Gebäude Bild 52
Edifício da Rádio Ecclesia em LuandaFoto: DW / Johannes Beck

"É certo que o objectivo inicial é ajudar pregar o Evangelho, mas penso que ela, como uma rádio ligada a Igreja, deve também estar ao lado da população que sofre injustiças”.

Simão Hossi, explica o porquê da necessidade de se alterar o serviço público emitido pela Emissora Católica de Angola.

“Muitos leigos e crentes da Igreja Catolica estão descontentes com o rumo que a rádio tomou. O mais importante é que aborde os assuntos políticos sem favorecer nem um nem outro”.Quem também augura mudanças no serviço público da rádio Ecclesia é o chefe de redação do jornal Liberdade, Albino Sampaio. Este diz que não faz sentido que uma rádio que contribuiu para a descolonização do país não se importe hoje com as injustiças sociais que se vive em Angola.

"Se naquele tempo transmitia-se mensagens de liberdade, já que se vivia num país colonizado, com mensagens que despertavam a população angolana para liberdade, é preciso a rádio retome, pelo menos, aquilo que foi a própria rádio. porque perdeu muita audiência", afirma.

[No title]