1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Nyusi quer todos com energia elétrica até 2031

Lusa
18 de março de 2021

Presidente Filipe Nyusi revela meta de disponibilizar energia elétrica para toda a população em dez anos. Segundo dados oficiais, apenas 34% dos cerca de 30 milhões de moçambicanos têm acesso à energia elétrica.

https://p.dw.com/p/3qo7P
Filipe Nyusi, Präsident von Mosambik
Foto: DW

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu esta quinta-feira (18.03) o acesso à energia elétrica para toda a população nos próximos dez anos, visando acelerar o combate à pobreza e promover o desenvolvimento social e económico do país. 

"A meta que assumimos é providenciar o acesso à energia elétrica de qualidade a toda a população moçambicana nos próximos dez anos", declarou Nyusi. 

O chefe de Estado moçambicano falava após o lançamento da primeira pedra de construção da linha de transporte de energia elétrica Chimuara (Mopeia) - Alto Molócuè, na província da Zambézia, centro de Moçambique, projeto que classificou como estruturante para estabelecer a ligação entre o norte e o centro através de um único sistema de transmissão de energia.

 

Stromleitung Mosambik
Zonas urbanas têm mais abastecimento de energia elétricaFoto: DW/J.Beck

Quase 70% sem acesso

De acordo com dados oficiais, atualmente apenas 34% dos cerca de 30 milhões de moçambicanos têm acesso à energia elétrica.

Filipe Nyusi adiantou que 185 mil moçambicanos entraram na rede pública de energia nos últimos três meses, como resultado de 37 mil novas ligações ao sistema à rede da empresa estatal Eletricidade de Moçambique (EDM).

O chefe de Estado acredita que o incremento foi conseguido graças à eliminação da taxa de ligação decretada em dezembro pelo Governo. 

A linha de alta tensão Chimuara (Mopeia) - Alto Molócuè tem uma extensão de 367 quilómetros e está orçada em 200 milhões de dólares (167,9 milhões de euros), devendo ficar pronta no próximo ano.

As obras financiadas pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) fazem parte da linha norte-sul conhecido por "espinha dorsal" de distribuição de eletricidade ou Cesul.

Eco África: Priorizar energias renováveis na África do Sul