Nyusi felicita basquetebolista Pio Matos por prémio continental | Moçambique | DW | 31.07.2020
  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Nyusi felicita basquetebolista Pio Matos por prémio continental

A FIBA escolheu nesta semana os melhores basquetebolistas da década em África. Gigantes como o moçambicano Pio Matos e os angolanos Eduardo Mingas e Armando Costa estão na lista dos melhores do continete.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, felicitou esta sexta-feira (31.07) o jogador moçambicano de basquetebol Pio Matos pela menção honrosa da seção africana da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA África) na distinção dos melhores basquetebolistas do continente na última década.

"Sentimo-nos bastante honrados por esta distinção que carrega consigo o orgulho e o entusiasmo de toda uma nação", lê-se numa nota da Presidência, distribuída hoje à comunicação social.

O chefe de Estado moçambicano quer que o reconhecimento de Pio Matos sirva de incentivo para os atletas da sua geração e para as gerações vindouras.

Para Filipe Nyusi, a menção de Pio Matos em tempos em que o país e o mundo enfrentam a pandemia da covid-19 "prova a dedicação e a vontade que o povo moçambicano tem de superar todas as adversidades", refere.

Nascido em 1990, Pio da Silva Matos Júnior, que joga atualmente pelo Ferroviário de Maputo, já foi campeão nacional três vezes e representou o país a nível do continente diversas vezes, tendo também sido eleito o jogador mais valioso em 2015.

Entre os países de expressão portuguesa, o angolano Eduardo Mingas, do Primeiro D'Agosto, está entre os dez melhores do continente pela FIBA Africa

Além de Pio Matos, entre os países de língua portuguesa, também mereceu menção honrosa o angolano Armando Costa, do Primeiro de Agosto. Veja a lista dos dez melhores jogadores de África, segundo a FIBA.

Leia mais