Novo secretário de Estado: ″A esperança de todo um povo repousa em Cabo Delgado″ | Moçambique | DW | 11.06.2021

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Novo secretário de Estado: "A esperança de todo um povo repousa em Cabo Delgado"

A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, tem um novo secretário de Estado. A gestão da crise humanitária, provocada pelo terrorismo, será um dos principais desafios de António Supeia.

Novo secretário de Estado de Cabo Delgado, António Supeia, recebe símbolos do poder das mãos de Ana Comoana, ministra da Administração Estatal e Função Pública

Novo secretário de Estado de Cabo Delgado, António Supeia, recebe símbolos do poder das mãos de Ana Comoana, ministra da Administração Estatal e Função Pública

António Njanje Taimo Supeia tomou posse esta sexta-feira (11.06) como secretário de Estado de Cabo Delgado. No discurso inaugural durante a cerimónia, na cidade de Pemba, Supeia apontou o terrorismo como um dos principais entraves à melhoria da condição de vida das populações no norte do país.

"Dispensaremos a atenção que o assunto merece e comprometemo-nos a trabalhar em estreita articulação com as nossas briosas Forças de Defesa e Segurança, estacionadas no Teatro Operacional Norte", assegurou.

Os ataques de insurgentes no norte do país começaram em 2017 e mergulharam a província numa crise humanitária sem precedentes. Mais de 700 mil pessoas foram obrigadas a fugir das suas casas. O novo secretário de Estado promete dar seguimento aos projetos iniciados pelo seu antecessor para o desenvolvimento da província.

"Cabo Delgado não é só o território de enormes e mais mediatizados desafios que o país ora conhece", lembrou António Supeia. "É também uma terra de oportunidades sobre a qual repousa a esperança de todo um povo, para colher os ganhos indiretos e diretos dos megaprojetos de exploração de gás natural liquefeito e ainda da exploração de reservas significativas de rubis, de grafite, de ouro e outros recursos minerais aprazíveis pelo mundo fora."

Mosambik Armindo Ngunga, Ex-Staatssekretär der Provinz Cabo Delgado

Armindo Ngunga na hora do adeus

Antigo secretário de Estado na ADIN

Supeia sucede a Armindo Ngunga, que esteve durante 15 meses à frente dos destinos da província. Uma das marcas do antigo dirigente foi a criação de aldeias de reassentamento para os deslocados dos ataques terroristas e para as vítimas do ciclone Kenneth.

Ngunga foi nomeado para dirigir a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).

Na hora do adeus, agradeceu o apoio prestado na execução das suas missões: "Foi um imenso prazer e elevada honra conhecer a todos, ser membro e timoneiro desta equipa e partilhar os momentos bons e menos bons. Vou sentir saudades de todos e de cada um."

Amtsantritt von António Njanje Supeia als Staatssekretär der Provinz Cabo Delgado, Mosambik

António Supeia assina termo de receção do poder

Os desafios do novo governante

O analista Emerson Ubisse considera que a experiência do secretário de Estado cessante deve ser capitalizada pelo novo governante, sobretudo no que diz respeito à gestão dos deslocados internos.

Segundo Ubisse, um dos grandes desafios do novo secretário de Estado, António Supeia, é mobilizar mais recursos junto dos doadores internacionais, "conseguir captar o interesse e a atenção dos organismos das Nações Unidas e de todas as fontes de recursos para apoiar as ações humanitárias" em Cabo Delgado.

António Supeia tem outros três grandes desafios pela frente, segundo o analista: Contornar os efeitos sociais e económicos da pandemia de Covid-19, melhorar a qualidade dos serviços públicos para atender ao atual cenário de deslocamentos e tornar a província resiliente às mudanças climáticas, que podem originar calamidades naturais.

Assistir ao vídeo 02:18

Cabo Delgado: Pemba espera por mais deslocados de Palma

Leia mais