1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Novo ataque terá provocado mais mortes em Cabo Delgado

Lusa | tms
5 de junho de 2018

Um ataque de um grupo armado à localidade de Naunde, distrito de Macomia, na província Cabo Delgado, no norte de Moçambique, terá provocado a morte de pelo menos seis pessoas na madrugada desta terça-feira (05.06).

https://p.dw.com/p/2ywqf
Mocímboa da Praia registou primeiros ataques em outubro de 2017Foto: DW/G. Sousa

A informação é de residentes da aldeida de Naunde, que afirmaram à agência de notícias Lusa que, além das vítimas fatais, a ação do grupo também resultou na destruição de várias casas.

A maioria das pessoas conseguiu fugir, mas pelo menos duas morreram queimadas, referiu um dos residentes na região. Outras quatro morreram ao serem atacadas com catanas, já durante a fuga. Segundo as mesmas fontes, foram ainda incendiadas várias barracas de comércio e dois carros de transporte coletivo.

Há ainda relatos de que vários medicamentos terão sido roubados de um centro de saúde que foi também vandalizado. A aldeia é um local sem eletricidade e sem outras infraestruturas, onde as habitações são feitas de materiais tradicionais como blocos de adobe.

A Polícia da República de Moçambique (PRM) referiu à agência Lusa que está a fazer o levantamento da situação em Naunde e remeteu mais informação para uma conferência de imprensa a realizar esta tarde.

Mosambik Autos in einer Straße in Pemba
Pemba, capital da província de Cabo DelgadoFoto: DW/E. Silvestre

Ataques

O ataque relatado pelos residentes é mais a povoações remotas do meio rural da província de Cabo Delgado, depois de noutras incursões, há uma semana, 10 habitantes terem sido decapitados.  Desde outubro de 2017, a província tem sido alvo dos grupos armados, causando um número indeterminado de mortes e deslocados.

Um estudo divulgado em maio, em Maputo, aponta a existência de redes de comércio ilegal na região e a movimentação de grupos radicais islâmicos, oriundos de países a norte, como algumas das raízes da violência.

Diversos investimentos estão a avançar na província para exploração de gás natural dentro de cinco a seis anos, no mar e em terra, com o envolvimento de algumas das grandes petrolíferas mundiais.

Apoio congolês

Entretanto, o comandante-geral da Polícia moçambicana, Bernardino Rafael, anunciou que a República Democrática do Congo (RDC) vai apoiar Moçambique a combater grupos armados que têm atacado civis em distritos de Cabo Delgado.

Os comandantes-gerais da polícia dos dois países estiveram reunidos em Luanda, capital angolana, para apresentar o ponto de situação em relação às ações de grupos armados nos dois territórios, segundo Bernardino Rafael, citado hoje pelo diário Notícias.

O responsável falava à margem de uma reunião de chefe de polícia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que decorre na capital angolana.  "Moçambique está há oito meses com este problema e a RDC há dois anos. Uma segunda reunião está agendada para breve, de modo a alinharmos posições para melhor combater estes malfeitores", referiu Bernardino Rafael.