Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.
Nkosazana Dlamini-Zuma é uma médica e política sul-africana e foi de 2012 a 2017 Presidente da Comissão da União Africana (UA). Ela é a antiga mulher do Ex-Chefe de Estado da África do Sul, Jacob Zuma.
Nkosazana Clarice Dlamini-Zuma nasceu no dia 27 de janeiro de 1949, em Natal, na África do Sul. O seu gosto pelas ciências levou-a a estudar Zoologia e Botânica na Universidade de Zululand até 1976. Depois disso, terminou a graduação em Medicina na Universidade de Bristol em 1978 e acabou por trabalhar num hospital na Suazilândia, onde conheceu o ex-marido Jacob Zuma. Ambos tiveram quatro filhos. O casamento dos dois políticos durou até 1998. Em 1994, Dlamini-Zuma foi convidada a integrar o Governo do Congresso Nacional Africano (ANC) de Nelson Mandela. Na altura, a sul-africana ocupou o cargo de Ministra da Saúde. Em 1999, o Presidente Mandela retira-se e é substituído por Thabo Mbeki que aponta Zuma como Ministra dos Negócios Estrangeiros. Em 2012, substitui o gabonês Jean Ping na Presidência da da Comissão da União Africana (UA).