1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Navalny regressa a Moscovo e é detido no aeroporto

kg | com agências
17 de janeiro de 2021

O opositor russo partiu de Berlim e agradeceu a Alemanha pelo tratamento médico que recebeu depois de ter sido envenenado na Sibéria. Navalny foi detido durante controlo de passaporte no aeroporto de Sheremetyevo.

https://p.dw.com/p/3o2dj
Alexei Navalny
Alexei Navalny com a mulher Ioulia no voo que partiu de BerlimFoto: Mstyslav Chernov/AP Photo/picture alliance

O opositor russo Alexei Navalny partiu este domingo (17.01) de Berlim rumo a Moscovo, apesar das ameaças de prisão por parte das autoridades russas. "Vou ser preso? É impossível, sou inocente", disse a bordo do avião com destino à capital russa.

"Quero expressar um grande obrigado, obrigado a todos. Espero que corra tudo bem, hoje estou muito feliz", disse após ter sido escoltado para o avião, na companhia da sua mulher, Ioulia, pela polícia alemã, por motivos de segurança.

Alexei Navalny
Navalny ficou internado no hospital Charité em Berlim por cinco mesesFoto: picture-alliance/dpa/AP/Instagram/Navalny

Entretanto, Navalny foi detido durante o controlo de passaporte no aeroporto de Sheremetyevo, na capital russa, logo depois de desembarcar. O líder da oposição ao Kremlin regressou à Rússia depois de quase cinco meses de tratamento médico na Alemanha, após ter sido envenenado com uma substância tóxica de uso militar, ato que segundo o ativista foi ordenado pelo Presidente russo, Vladimir Putin. Entretanto, as autoridades russas têm rejeitado todas as acusações de envolvimento no envenenamento.

Navalny é alvo de uma ordem de busca e captura avançada pelo Serviço Federal de Prisões da Rússia, que solicitou à justiça que Alexei Navalny cumpra uma pena suspensa de 3 anos e meio a que foi condenado em 2014. Em 2017, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou a condenação "arbitrária".  

Detenções de ativistas

Agentes da polícia russa detiveram este domingo vários ativistas que iam receber Navalny em São Petersburgo e no aeroporto de Moscovo. Entre os detidos, estarão o jurista Alexeï Molokoiedov, a assistente de Navalny, Ilia Pakhomov, e a diretora de campanha do opositor, Anastasia Kadetova.

Um crítico feroz do regime de Vladimir Putin, Alexei Navalny adoeceu gravemente a 20 de agosto do ano passado num avião na Sibéria, enquanto fazia campanha para as eleições locais e regionais. Depois de ter sido tratado num hospital da Sibéria, foi transferido para o hospital Charité de Berlim, na Alemanha.

Laboratórios na Alemanha, França e Suécia, assim como a Organização para a Proibição de Armas Químicas, demonstraram que Navalny esteve exposto a um agente neurotóxico, do tipo Novichok, da era soviética.

O opositor acusa os serviços secretos russos de estarem por trás da tentativa da assassínio, A União Europeia (UE) exigiu explicações a Moscovo e aplicou sanções.

O que se sabe (e não se sabe) sobre o caso Navalny