1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Países da SADC debatem resposta regional ao terrorismo

Lusa
23 de junho de 2021

A resposta e o apoio regional no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, estão hoje em debate na cimeira extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em Maputo.

https://p.dw.com/p/3vOvb
Foto: Roberto Paquete/DW

O Presidente do Botsuana e do Órgão de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Mokgweetsi Masisi, assegurou já que a organização vai encontrar a melhor forma de ajudar Moçambique a combater o terrorismo.

"Estamos solidários com Moçambique na luta contra o terrorismo e vamos encontrar a melhor forma de ajudar o país a acabar com a guerra e violência", declarou Masisi durante a cerimónia de abertura do fórum de negócios da SADC, que arrancou terça-feira (22.06) em Maputo.

Moçambique e a África Austral devem livrar-se de todas as formas de violência para se concentrarem no desenvolvimento económico e prosperidade dos seus povos, acrescentou. O Presidente do Botsuana defendeu o empenho de todos os estados da SADC visando a integração económica regional, assinalando que a promoção do bem-estar social deve estar no "âmago" da atuação da organização.

Outros temas que serão abordados pelos chefes de Estado e de Governo da organização regional são, segundo uma nota da SADC, a segurança alimentar e nutricional, género e desenvolvimento, bem como progressos alcançados no combate ao VIH/Sida e à pandemia de Covid-19.

Cabo Delgado: Quase um milhão de pessoas em risco de fome

"SADC: 40 Anos Construindo Paz e Segurança"

A cimeira vai também avaliar os resultados alcançados na prossecução do lema "SADC: 40 Anos Construindo Paz e Segurança e Promovendo Resiliência Face aos Desafios Globais".

Durante o evento, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, que preside à cimeira, na qualidade de presidente em exercício da SADC, vai lançar os livros "40 Anos da SADC: Reforçando a Cooperação e a Integração Regionais", "Volume 2 das Histórias de Sucesso da SADC- Moçambique" e "Lutas de Libertação da África Austral", uma obra da autoria de Hashim Mbita, destacado líder tanzaniano e que foi secretário-executivo do Comité de Libertação da Organização da União Africana (OUA), atual União Africana (UA)

Grupos armados aterrorizam a província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo jihadista Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.800 mortes segundo o projeto de registo de conflitos ACLED e 732.000 deslocados de acordo com a ONU.

Ainda segundo a ONU, mais de 900.000 pessoas estão sob insegurança alimentar severa em Cabo Delgado e as comunidades de acolhimento estão também a precisar urgentemente de abrigo, proteção e outros serviços.