1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Filipe Nyusi exonera ministro dos Transportes e Comunicações

Lusa | cm
13 de junho de 2022

O Presidente moçambicano exonerou o ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, bem como a vice-ministra do pelouro, Manuela Ribeiro. Mateus Magala é o novo titular da pasta.

https://p.dw.com/p/4CcvG
Filipe Nyusi
Foto: DW

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exonerou esta segunda-feira (13.06) o ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, assim como a vice-ministra do pelouro, Manuela Ribeiro, refere um comunicado da Presidência da República. A nota não refere os motivos da decisão.
Janfar Abdulai ocupava o cargo desde 2020, enquanto Manuela Ribeiro exercia a função desde 2015.A exoneração de Janfar Abdulai "já era esperada" uma vez que foi, desde logo, "visto com um erro de 'casting'" que "sobreviveu milagrosamente à remodelação do Governo", escreve a publicação moçambicana CanalMoz.

Ainda nesta segunda-feira, através de Despacho Presidencial, Nyusi nomeou Mateus Magala como novo titular da pasta dos Transportes e Comunicações. Até então, Magala, 45 anos, desempenhava a função de vice-presidente dos Recursos Humanos no Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

De 2008 a 2015, Mateus Magala exerceu diversas funções no BAD, incluindo os cargos de economista e estratega-chefe em matéria de planeamento.

Posteriormente, o moçambicano exerceu as funções de presidente da empresa pública Eletricidade de Moçambique (EDM), tendo iniciado reformas com vista à implementação de sistemas baseados no desempenho e redução de burocracia.

O setor de transportes em Moçambique constitui um dos mais deficitários ao nível dos serviços públicos no país, principalmente o transporte rodoviário, onde a crise de meios desencadeou o recurso de veículos de caixa aberta, jocosamente conhecidos por "my love", dada a proximidade física com que os passageiros viajam na caixa de carga de mercadorias e a necessidade de por vezes se abraçarem para não caírem à estrada.

A situação tende a agravar-se devido à escalada dos preços dos combustíveis, com paralisações constantes do transporte de passageiros em várias cidades moçambicanas, em sinal de protesto pela falta de aumento das tarifas de viagem, que são reguladas, devido ao silêncio das autoridades em relação à exigência dos operadores para o aumento do preço.

Outra das "polémicas" relativas ao setor dos transportes tem que ver com a não emissão de cartas de condução biométricas, a nível nacional, pelo Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO) que dura há meses. Problema agravado na cidade de Maputo onde cartas de condução provisórias não estão a ser impressas, pelo menos, desde o início deste mês. 

Artigo atualizado às 18h51 (CEST)

Crise dos transportes em Maputo aproxima estranhos