1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Manifestantes feridos em confronto com a polícia

Bernardo Jequete (Chimoio)
18 de agosto de 2022

Três pessoas ficaram feridas num confronto com a polícia de Gondola. O protesto envolveu centenas de vendedores da vila municipal que exigiam melhores condições de trabalho. Polícia usou balas reais.

https://p.dw.com/p/4FkjJ
Foto: B. Jequete/DW

Os comerciantes montaram barricadas na Estrada Nacional 6 (EN6) para protestar contra a sua saída do Mercado 25 de Setembro, na vila municipal de Gondola. Os vendedores dizem que o novo local que lhes foi atribuído pela edilidade não tem condições suficientes para exercerem a sua atividade.

A polícia reprimiu a manifestação usando balas reais. Três pessoas ficaram feridas, uma delas com maior gravidade, e 21 manifestantes foram detidos.

"Estamos a chegar aqui e assustaram-nos com tiros", disse Nogueira Paulino, um dos vendedores que foi para as ruas protestar. "Não temos outro emprego. Sem vender, comemos o quê?"

Mosambik | Polizei nach Auflösung des Protests von Verkäuferinnen auf dem Markt von Gondola
Polícia moçambicana dispersou o protesto com balas reaisFoto: B. Jequete/DW

Falta de diálogo

O Mercado 25 de Setembro fica junto à EN6, um dos corredores mais importantes do país, que faz a ligação com outros do "hinterland" como o Zimbabué, Malawi, Zâmbia e Botswana.

Os comerciantes exigem ao município local melhores condições para continuarem a vender os seus produtos. Pedem alpendres melhorados, balneários, pavimentação de corredores e bancas tipificadas de acordo com o tipo de negócio.

Manuel Pinto, outro dos manifestantes, diz que o autarca de Gondola, Arlindo Ngozo, não tem dialogado com os vendedores, para  explicar o porquê da retirada do atual mercado para um novo espaço: "Eles não nos avisaram que devíamos sair, e os nossos produtos estão no armazém", lamenta. 

Município reconhece falhas

O edil de Gondola reconhece que houve falhas no processo. "Na verdade, já havíamos prometido a construção e requalificação do novo mercado, mas houve um atraso da nossa parte em virtude da empresa contratada não cumprir com os prazos", explica Arlindo Ngozo.

Mosambik | Polizei nach Auflösung des Protests von Verkäuferinnen auf dem Markt von Gondola
Município de Gondola promete construir um dos melhores mercados da regiãoFoto: B. Jequete/DW

"A população está indignada com razão. Mas teremos um dos melhores mercados da zona centro do país nos próximos tempos aqui na vila de Gondola."

Já o porta-voz do comando provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, Mário Arnaça, disse que a sua força foi obrigada a usar munições verdadeiras para dispersar os manifestantes porque o protesto bloqueou o trânsito.

"A polícia tem a legitimidade de usar qualquer tipo de meio como armas de fogo, algemas e todo o material legitimado por lei", frisou Arnaça. "A polícia achou conveniente agir daquela forma para conseguir fazer um trabalho de persuasão para evitar o pior, e a ordem, segurança e tranquilidade públicas foram garantidas."

"Maningue Hope": Esperança moçambicana retratada no relógio