1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique lança inquérito sobre impacto do HIV/SIDA

Lusa
30 de abril de 2021

O Ministério da Saúde de Moçambique lança esta sexta-feira o Inquérito Nacional sobre o Impacto do HIV/SIDA (Insida), um estudo de base comunitária que, até novembro, vai abranger 11.058 agregados familiares no país.

https://p.dw.com/p/3smFt
Mosambik Friedliche Demonstration
Foto: Ismael Miquidade

Com o inquérito, as autoridades de saúde moçambicanas pretendem "avaliar o impacto dos serviços de prevenção, cuidados e tratamento" da doença no país, anunciou o Instituto Nacional de Saúde (INS)
em nota enviada à comunicação social. 

O Insida, que vai decorrer até novembro, será lançado na província de Gaza, no sul do país, numa cerimónia dirigida pelo ministro da Saúde moçambicano, Armindo Tiago. 

Segundo o INS, durante o processo, vão ser entrevistados um total de 23.877 pessoas e testadas para o HIV cerca de 19.006 cidadãos com pelo menos 15 anos. 

Inquérito em duas fases

"O inquérito irá decorrer em duas fases, sendo que a primeira irá abranger seis províncias, nomeadamente: cidade e província de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala e Manica", adiantou o INS.

De acordo com um relatório do Ministério da Saúde moçambicano relativo a 2019, 73% das pessoas com HIV tinham sido diagnosticadas, 59% destas estavam em tratamento, mas só 32% atingiram a supressão viral. 

No mesmo ano, Moçambique registou 120 mil novas infeções e pelo menos 51 mil pessoas morreram devido à doença no país, maioritariamente nas províncias de Maputo, Zambézia e Nampula.

A "Miss HIV+" que combate os estigmas contra seropositivos