1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique e STP assinam acordo de isenção de vistos

Lusa
27 de junho de 2022

Acordo sobre isenção de vistos para todos os passaportes foi assinado em Maputo pelas chefes da diplomacia dos dois países.

https://p.dw.com/p/4DKXD
Foto: Johannes Beck/DW

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, afirmou que o acordo vai dinamizar a cooperação económica e os laços entre os povos de Moçambique e São Tomé e Príncipe.

"A supressão de vistos poderá atrair mais investimento e vai impulsionar não só o relacionamento entre familiares e amigos, mas também vai impulsionar o turismo, trocas comerciais e investimentos nos dois países", declarou Macamo esta segunda-feira (27.06).

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de São Tomé e Príncipe afirmou que o entendimento vai dinamizar os laços económicos e afetivos entre as populações dos dois países.

"Este é um ato simbólico, porque o que nos une tem natureza histórica e consanguinidade. O acordo vai aproximar ainda mais os dois países, potenciar o turismo de forma mais célere e menos burocrática", frisou Edite Jua.

Moçambique e São Tomé e Príncipe fazem parte dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com um passado comum de colonização por Portugal.

Moçambique e São Tomé e Príncipe têm descendentes de migrantes oriundos de ambos os países, que resultaram da política de desterro que as autoridades coloniais portuguesas praticavam.

Sky boy: A aeronave 'made in' Uganda

Saltar a secção Mais sobre este tema