1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ala contestatária reocupa sede provincial da RENAMO na Beira

Lusa | ar
8 de março de 2019

Militantes de uma ala contestatária dentro da RENAMO na cidade da Beira, reocuparam a sede provincial do principal partido da oposição no país, desalojando simpatizantes da direção.

https://p.dw.com/p/3Egvj
Mosambik Renamo Partei Protest
Foto de arquivo: Militantes da RENAMO protestam junto à sede na BeiraFoto: DW/A. Sebastiao

 Dezenas de militantes de uma ala contestatária dentro da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) na cidade da Beira (centro de Moçambique), reocuparam esta sexta-feira (08.03.) a sede provincial do principal partido da oposição no país, desalojando simpatizantes da direção, noticiou a imprensa local. 

Segundo o canal de televisão STV, a ocupação da sede na capital da província de Sofala, foi concretizada por centenas de pessoas que marcharam sob a vigilância de polícias, mobilizados para a zona.

A polícia não conseguiu evitar que vários participantes na marcha arrombassem portões, enquanto outros saltavam muros para entrar na sede, expulsando quem lá estava e festejando a ocupação, no final.

A crise da RENAMO na Beira coloca, de um lado, dirigentes nomeados pela direção do partido após o 6.º Congresso, realizado em janeiro, e do outro, militantes que contestam as mudanças.O grupo contestatário boicotou, em 11 de fevereiro, uma conferência provincial para empossamento dos novos órgãos indicados pelo presidente da RENAMO, Ossufo Momade, tendo eleito órgãos paralelos, sob a liderança de Sandura Ambrósio.

Mosambik Protest vor RENAMO-Delegation in der Provinz Sofala
Foto: DW/A. Sebastião

Mudanças "antidemocráticas"

Este militante considera as mudanças "antidemocráticas", defendendo que os dirigentes locais também devem ser eleitos e não nomeados.

Uns e outros têm se alternado na ocupação da sede, por vezes com confrontos físicos, como aconteceu no dia 25 de fevereiro.

O porta-voz nacional da RENAMO, José Manteigas, disse que a situação e os confrontos colidem com os estatutos e as normas que regulam o partido que nomeou uma brigada de dirigentes para tentar mediar o conflito."Estas atitudes descaracterizam qualquer membro e a tradição do partido RENAMO, unido e respeitador dos princípios mais básicos da convivência social".

José Manteigas, Sprecher von RENAMO Nationalrat in Beira
José ManteigasFoto: DW/Arcénio Sebastião

Os delegados contestatários exigem uma eleição democrática dos delegados provinciais e distritais da RENAMO, à semelhança do processo de votação que elegeu Ossufo Momade.

Momade já exonerou 16 dirigentes

Recorde-se, que num despacho de 15 de fevereiro, Ossufo Momade anulou a eleição paralela de Sandura Ambrósio para delegado provincial de Sofala e de Luís Chitato para delegado da cidade da Beira, mantendo as nomeações de Ricardo Gerente e Aquimo Marata, respetivamente.

Desde que foi eleito presidente da RENAMO, há pouco mais de um mês, Ossufo Momade já exonerou 16 dirigentes do partido, incluindo cinco delegados provinciais, nomeadamente nas províncias de Tete, Manica e Sofala (centro), Gaza (sul) e Cabo Delgado (norte).