1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambicano sequestrado na Ucrânia já foi libertado

Lusa | DW (Deutsche Welle)
11 de março de 2022

Álvaro Simão Cossa, que tinha sido raptado em Kiev, já se encontra em casa, segundo o irmão da vítima, que não avança detalhes sobre as circunstâncias do sequestro e da libertação.

https://p.dw.com/p/48Lfr
Smog über Kiew
Foto: picture-alliance/dpa/S. Dolzhenko

O empresário moçambicano Álvaro Simão Cossa, que tinha sido raptado em Kiev, "já foi libertado e está em casa", disse esta sexta-feira (11.03) à agência de notícias Lusa o irmão da vítima, Boaventura Simão Cossa.

"O filho do meu irmão [Álvaro Simão Cossa] ligou-nos a informar que o meu irmão já foi libertado e está em casa", afirmou Boaventura Simão Cossa.

A fonte avançou que o irmão está bem de saúde, mas adiantou não dispor de mais pormenores sobre as circunstâncias do seu rapto e da libertação.

Esta quinta-feira, em declarações à DW, o ministro conselheiro da Embaixada de Moçambique na Alemanha, Julião Langa, tinha confirmado o sequestro e os esforços das autoridades moçambicanas para localizar o empresário que vive na Ucrânia há 30 anos.

"Confirmou-se este rapto e a nossa Embaixada em Moscovo está a interagir com a família. As démarches diplomáticas estão a ser feitas através do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Maputo", afirmou.

Até à data, o Governo de Moçambique desconhecia os responsáveis pelo sequestro. "É uma zona de guerra, decorre um conflito armado e não sabemos qual seria a motivação. É um cidadão moçambicano que vive lá há mais de 30 anos e não é parte de nenhum conflito", explicou Julião Langa.

Ucrânia: Uma guerra ainda sem fim à vista