Morreu músico Hortêncio Langa, um dos mais marcantes de Moçambique | Moçambique | DW | 13.04.2021

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Morreu músico Hortêncio Langa, um dos mais marcantes de Moçambique

Com uma carreira que se prolongou durante 50 anos, Hortêncio Langa é um dos músicos mais expressivos de Moçambique. O artista destacou-se como membro da banda Alambique e fez parte de vários projetos musicais.

Hortêncio Langa (ao centro) durante pesquisas sobre a Marrabenta em Moçambique, pelo Instituto de Investigação Sócio-Cultural ARPAC

Hortêncio Langa (ao centro) durante pesquisas sobre a Marrabenta em Moçambique, pelo Instituto de Investigação Sócio-Cultural ARPAC

Hortêncio Langa, um dos mais marcantes músicos moçambicanos, morreu na segunda-feira (12.04) em Maputo vítima de doença, aos 70 anos, anunciou a família.

Em mensagem de pesar divulgada esta terça-feira (13.04), o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, considerou Hortêncio Langa "exímio e talentoso compositor e intérprete de música de vários géneros". 

"Ao longo da sua vida, brindou os moçambicanos com um riquíssimo reportório musical, versando sobre vários temas sociais e políticos, eminentemente educativos, em palcos nacionais e internacionais", refere Filipe Nyusi na nota. 

Com uma carreira que se prolongou durante 50 anos, Hortêncio Langa é um dos músicos mais expressivos de Moçambique, tendo-se destacado como membro da banda Alambique e feito parte de vários projetos musicais. 

 A sua criação musical é caraterizada pela fusão entre vários ritmos, apostando numa lírica com forte intensidade poética e presença expressiva de guitarra, instrumento de que era tocador prolífico. Além de músico, era docente de música na Escola de Arte e Cultura (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane, a maior de Moçambique, escritor e artista plástico.

Assistir ao vídeo 02:38

Moçambique: Música online em tempo de pandemia

Leia mais