Moçambique: Comité central da FRELIMO prepara congresso | Moçambique | DW | 27.05.2022

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Moçambique: Comité central da FRELIMO prepara congresso

Os 250 membros do comité central da FRELIMO, partido no poder em Moçambique, reúnem-se em Matola, subúrbios de Maputo, para preparar o 12.º congresso com novo ciclo eleitoral à vista, disse à Lusa fonte partidária.

O encontro acontecerá esta sexta-feira (27.05) e sábado (28.05), em Matola, arredores da capital moçambicana.

A FRELIMO já anunciou que a reunião magna de setembro servirá para renovar os órgãos internos, comissão política e comité central, sendo este último o que estatutariamente elege o candidato às presidenciais.

Moçambique vai ter eleições autárquicas já em 2023 e eleições gerais (presidenciais, legislativas e provinciais) em 2024, sendo de esperar que a composição dos órgãos que sair do congresso de setembro influencie a escolha de candidatos.

A preparação da principal reunião da força política está a cargo de um grupo específico dentro do partido cujo relatório de atividades será também analisado esta sexta e sábado.

O comité vai reunir-se nas instalações da Escola da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), na Matola.

A agenda oficial prevê ainda a discussão das "teses", conjunto de propostas da Frelimo para governação do país a apresentar ao congresso.

Leia mais