1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Constituição não permite que RENAMO governe seis províncias

Nádia Issufo
29 de setembro de 2016

Só iniciativa presidencial pode permitir que nomes sugeridos pela RENAMO governem províncias onde o partido reclama vitória. Em contrapartida a RENAMO deve abandonar as armas. Uma análise do historiador Egídio Vaz.

https://p.dw.com/p/2QkTj
Filipe Nyusi, Presidente de MoçambiqueFoto: DW/B. Jequete

Em Moçambique, o maior partido da oposição não para de exigir governar as seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014. Mas a RENAMO não obteve maioria em todas elas. O país vive atualmente um confronto militar envolvendo homens armados do partido e as forças de segurança do país também porque o Governo não aceita a revindicação. E neste momento em que também se negoceia a paz, e este é um dos temas polémicos, que a DW África entrevistou o historiador Egídio Vaz 

DW África: É legítimo que a RENAMO governe as tais províncias sem que tenha obtido maioria absoluta numa boa parte delas? 

Egidio Vaz Historiker aus Mosambik
Egídio Vaz, historiador Foto: Marta Barroso

Egidio Vaz (EV): Seguramente que a Constituição da República não permite isso, portanto não é legítimo. Mas é possível por iniciativa presidencial que Filipe Nyusi acate esse pedido e ele próprio nomeie governadores por ele sugeridos. A acontecer não seria a primeira vez, é importante recordar que ao sair das eleições conturbadas de 1999 a RENAMO exigiu governar onde ela devia ter governado. Portanto, de novo nas tais seis províncias. A solução então encontrada é que a RENAMO iria sugerir seis nomes ao Presidente Chissano e por sua vez o Governo iria sugerir três nomes para cada província onde Dhlakama iria escolher cinco. Só que este plano secreto não chegou a ser implementado por causa do escândalo que se seguiu. No Chibuto Joaquim Chissano denunciou afinal de contas as negociações entre o presidente da RENAMO e o Governo que tinham como finalidade para o partido conseguir dinheiro. Essa foi a gota [de água] que baralhou todo o processo negocial.

DW África: Vê a possibilidade de formação de uma coligação caso esse assunto chegue a bom termo?

EV: A proposta dos negociadores foi que o Presidente da República nomeasse provisoriamente os governadores onde a RENAMO teve a maioria. Neste caso concreto seria uma iniciativa presidencial, portanto seriam pessoas da RENAMO a governar em nome do Governo de Moçambique as províncias para as quais foram nomeadas, tendo como contrapartida a desmilitarização. Enquanto isso, estaria também em processo não só a revisão da Constituição, mas também dos restantes comandos legislativos para adequar a um processo de administração mais descentralizada.

DW África: E qual seria o papel do MDM?

ONLINE Legitimidade RENAMO - MP3-Mono

EV: Não há pão para o MDM nesse processo, definitivamente, para a minha infelicidade e para os demais por causa da RENAMO que não gosta de trazer a mesa outros atores, inclusive os atores não partidários como a sociedade civil. Segundo a RENAMO esse é um assunto que tem apenas a ver com as duas partes interessadas [RENAMO e Governo da FRELIMO] nesse caso.

DW África: Neste caso referimo-nos a questão de governação onde há, por exemplo, um caso de empate técnico entre a FRELIMO e a RENAMO, para fazer um desempate através de uma coligação...

EV: Volto a repetir e a clarificar os conceitos: não haverá nenhuma governação partilhada. Esse é uma pensamento quimérico. A Constituição da República não irá permitir isso, o Presidente da República e nenhum dirigente da FRELIMO vai permitir que haja uma governação partilhada até as próximas eleições. O que vai acontecer é que qualquer cedência passará por uma iniciativa presidencial fazer as nomeações necessárias para que a RENAMO possa ficar feliz em nome de uma contrapartida maior que é a desmilitarização do partido RENAMO.

Infografik Wahlen 2014 Provinzparlamente Mosamibik
Infografik Provinzparlamente Mosambik Wahlen 2014
Saltar a secção Mais sobre este tema