1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique precisa de 44,3 milhões de euros para reflorestar

Leonel Matias (Maputo)
10 de abril de 2019

Conferência internacional, em Maputo, defende preservação dos mangais e florestas para prevenir fenómenos extremos da natureza.

https://p.dw.com/p/3GZNv
Mosambik Entwaldung in Mecubuti, Nampula
Foto ilustrativa: Abate de árvore em Mecuburi (Nampula)Foto: DW/S. Lutxeque

Em Moçambique, uma conferência internacional sobre mudanças climáticas defendeu a preservação dos mangais e florestas para prevenir fenómenos extremos da natureza, como o ciclone Idai, que atingiu seriamente nas últimas semanas Moçambique, Malawi e Zimbabwe.

A conferência que teve início esta quarta-feira (10.04.), em Maputo, reúne vários peritos da Plataforma de Monitoria, Desmatamento e Gestão Florestal que integra 166 países.

Causas do ciclone Idai

O Diretor Nacional Adjunto de Florestas no Ministério moçambicano da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (Mitarde), Imed Falume, não tem dúvidas quanto às causas do ciclone Idai, que atingiu seriamente nas últimas semanas o centro do país, em particular a cidade da Beira.

"Olhando para aquilo que aconteceu na Beira é consequência direta de mudanças climáticas”, destacou.

A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) descreveu esta calamidade natural como um dos piores desastres climáticos, relacionado com ciclones tropicais, jamais registado no hemisfério sul.Para a chefe da Global Forest Observations Iniciative , Elen Backer, como forma de prevenir estas mudanças climáticas é necessário "reduzir a emissão de gases. Para Global Forest Observations Iniciative está clara de que se continuarmos com o atual nível de desflorestamento, o mundo vai assistir a mudanças jamais vistas antes. Precisamos de preservar os mangais e florestas para contrariar o fenómeno das mudanças climáticas".    

Mosambik Entwaldung in Mecubuti, Nampula
A Reserva Florestal de Mecuburi, uma das maiores de MoçambiqueFoto: DW/S. Lutxeque

Existência de um banco de dados

Por seu turno, o líder da equipa de avaliação de recursos florestais globais no Programa das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, Anse Pecarine, defendeu o abate sustentável da madeira e exploração da floresta, o que implica a existência de uma base de dados e não só.

"Requer planificação. Uma planificação e gestão que respeite todos os aspectos de sustentabilidade, incluindo o meio ambiente”, disse.

A principal causa do desmatamento em Moçambique é a crescente demanda da terra para a prática da agricultura, assim como a exploração florestal, muitas vezes ilegal, para fins madeireiros, de exportação, ou de combustíveis lenhosos.

Mudanças climáticasSegundo o Diretor Nacional Ajunto de Florestas, Imed Falume, Moçambique dispõe de uma política nacional em que a questão das mudanças climáticas está prevista como um dos pilares.

Moçambique: Governo precisa de 44,3 ME para reflorestamento e combate ao desmatamento

Falume disse ainda que para implementar o programa de reflorestamento em curso no país, Moçambique necessita de cerca de 50 milhões de dólares, o equivalente a 44,3 milhões de euros.

"Neste momento, estamos com uma área de cerca de quatro mil hectares reflorestada no país. E para o caso concreto das zonas onde nós sabemos que são mais suscetíveis, essa ação vai incidir muito mais. Vamos reflorestar a maior área possível, usando para isso espécies de rápido crescimento". 

Por seu turno, a Secretária Permanente do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Sheila Santana, anunciou que Moçambique está a desenvolver um sistema nacional de monitoria florestal e procedimentos de medição, relatos e verificação para mitigar os efeitos extremos de gases com efeito de estufa provocados pelo homem.

Moisés nasceu numa árvore e foi salvo das águas do Idai

 

Saltar a secção Mais sobre este tema