1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ministro da Saúde de Moçambique testa positivo à Covid-19

mjp | Lusa
13 de outubro de 2020

Armindo Daniel Tiago revela que está "infetado mas não doente", em isolamento domiciliar, e exorta os moçambicanos "a reforçar as medidas de prevenção". Moçambique registou 170 novos casos e mais uma morte.

https://p.dw.com/p/3jsch
Armindo Tiago
Foto: DW

O ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Daniel Tiago, testou positivo à Covid-19 na segunda-feira (12.10), segundo um comunicado enviado às redações. "Não tenho sintomas, encontro-me física e mentalmente bem. Estou infetado, mas não doente", afirma o dirigente, na sequência de um teste "realizado como rotina de preparação para uma viagem ao exterior".

Armindo Daniel Tiago informa ainda que "em cumprimento do protocolo sanitário emanado pelo MISAU”, está em isolamento domiciliar e recomenda a todos os que tiveram contacto consigo a realizarem o teste, garantindo que já foram testados "familiares e colaboradores do Ministério da Saúde".

Momento de aprendizagem

"Na arte e ciência da medicina o resultado do teste podia ser apenas do meu conhecimento. Contudo, sendo Ministro da Saúde entendo que posso transformar esta situação num momento de aprendizagem para mim e para os outros", escreve ainda o dirigente.

"Muitos de nós terão este vírus em algum momento da sua vida. Ninguém neste mundo pode dizer que está imune ao novo coronavírus. O que podemos fazer é abraçar com mais vigor a luta para proteger e cuidar das pessoas que connosco vivem e trabalham", afirma.

Armindo Daniel Tiago aproveita ainda o comunicado para "reconhecer o esforço e o sacrifício que os moçambicanos", lançando o apelo "aos compatriotas para a necessidade de reforçar as medidas de prevenção da Covid-19, para o bem da nação moçambicana".

"Ainda temos batalhas a vencer. E vamos vencê-las usando a ciência, a consciência cívica e a solidariedade que nos caracterizam como moçambicanos", garante.

170 novos casos e um óbito

O Ministério da Saúde (Misau) moçambicano anunciou hoje mais uma morte causada pela Covid-19, elevando o total para 73, tendo registado ainda 170 novos casos da doença, ascendendo a um cumulativo de 10.258.

Daquele total de casos, 2.301 estão ativos, registando-se 7.880 casos recuperados (cerca de 76,8%). A morte anunciada foi de uma mulher moçambicana de 58 anos que esteve internada numa unidade hospitalar da cidade de Maputo, onde faleceu hoje, segundo o boletim diário do Misau. O país tem 34 pessoas internadas em centros de isolamento.

Desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março, o país testou um total de 159.334 casos suspeitos, dos quais 4.132 nas últimas 24 horas.

Profissionais de saúde sem material para prevenir Covid-19

Saltar a secção Mais sobre este tema