1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ministro da Defesa acusa RENAMO de violar acordo de paz

Lusa
12 de dezembro de 2019

Ministro da Defesa moçambicano, Atanásio Mtumuke, considera que os elementos que estão a protagonizar ataques no centro do país são do principal partido da oposição, a RENAMO.

https://p.dw.com/p/3UhiX
Foto: DW/A. Sebastião

O maior partido da oposição "não está a honrar com os acordos assinados porque os elementos que estão a protagonizar os ataques praticamente são da RENAMO", disse o ministro Atanásio Mtumuke, falando momentos antes de dirigir uma cerimónia de encerramento de um curso militar na capital moçambicana.

Em causa estão os ataques que têm sido registados nas províncias de Manica e Sofala, nos dois principais corredores rodoviários do país, a EN1, que liga o Norte ao Sul do país, e a EN6, que liga o porto da cidade da Beira ao Zimbabué e restantes países do interior da África Austral.

As incursões, que já causaram pelo menos 11 mortos desde agosto deste ano, acontecem num reduto da RENAMO, onde os guerrilheiros se confrontaram com as forças de defesa e segurança moçambicanas e atingiram alvos civis até ao cessar-fogo de dezembro de 2016.

RENAMO nega

Contactado pela agência Lusa, o porta-voz da RENAMO, José Manteigas, voltou a rejeitar a autoria dos ataques, considerando que o partido está a cumprir com o desarmamento que constam do acordo de paz de 06 de agosto deste ano.

"A FRELIMO [partido no poder em Moçambique] é que andou a criar espaço para que estes ataques surgissem e agora, porque não consegue responder e resolver o problema, está a acusar a RENAMO. Nós não temos nada com estes ataques", frisou José Manteigas.

Apesar de rejeitar qualquer ligação, um grupo dissidente (considerado "desertor" pela RENAMO) liderado por Mariano Nhongo permanece entrincheirado na região, reivindicando melhores condições de desmobilização e exigindo a renúncia do atual presidente do partido, Ossufo Momade.

Abraço da paz em Maputo

Saltar a secção Mais sobre este tema