1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Marega fala sobre insultos racistas: “Grande humilhação”

com agências | mp
18 de fevereiro de 2020

Vítima de insultos racistas da bancada do estádio do Vitória de Guimarães, avançado malinês disse que nunca julgou que algo do género pudesse acontecer com ele. Ministério Público de Portugal investiga o caso.

https://p.dw.com/p/3XvPa
Portugal | Fußball | Vitoria SC vs FC Porto Guimaraes
Marega foi contido por colegas de equipaFoto: imago images/GlobalImagens/M. Pereira

O jogador de futebol Moussa Marega comentou o episódio de racismo do qual foi vítima numa entrevista à rádio francesa Monte Carlo. O avançado do FC Porto disse que recebeu mensagens de solidariedade de diversas pessoas e que conseguiu voltou a sorrir ao lado de seus familiares.

Marega conta que os insultos das bancadas iniciaram-se já no aquecimento para a partida, vindos de três pessoas que estavam na arquibancada. Depois, a sua percepção foi de que o "estádio inteiro” estava repetindo os gestos. O avançado disse que ficou surpreendido com a atitude dos adeptos:

"Foi uma grande humilhação para mim. […] Nunca julguei que algo deste género pudesse acontecer. Joguei no Vitória de Guimarães e sempre respeitei os adeptos e o clube. Tenho uma grande relação com eles. É uma cidade que me deu muito e um clube que me deu muito. […]. "Eu gostava que o jogo tivesse sido interrompido. Gostava que o árbitro tivesse outra atitude”, disse Marea em trecho da entrevista publicado pelo Diário de Notícias, de Portugal.

O jogador malinês conta que sua atitude em ter deixado o relvado surpreendeu aos seus próprios companheiros de equipa, que não compreenderam a sua reação, mas estavam chocados com o que estava a acontecer.

Portugal | Fußball | Vitoria SC vs FC Porto Guimaraes
Marega diz que nunca comemorou um golo contra o Vitória de GuimarãesFoto: imago images/GlobalImagens/P. Correia

Marea disse na entrevista para a rádio francesa que nunca festejou golos que marcou contra o Vitória de Guimarães. Sobre o fato de ter festejado dessa vez, ele justifica: "foi porque me magoaram”. O avançado fez o gol da vitória do Porto contra o Vitória de Guimarães, num jogo disputado no domingo e que terminou em 1-2 para os visitantes.

Ministério Público investiga

O Ministério Público de Portugal abriu uma investigação sobre as manifestações racistas dirigidas ao atacante malinês Moussa Marega, do Porto, durante o jogo de ontem com o Vitória de Guimarães, no estádio D. Afonso Henriques, pelo Campeonato Português.

O jogador deixou o campo de jogo aos 26 minutos do segundo tempo, logo após marcar um golo, por ter sido xingado de macaco e de chimpanzé por torcedores da equipe da casa.

A abertura do procedimento da promotoria foi confirmada à Agência Efe por fontes do órgão. O Departamento de Investigação e Ação Penal de Guimarães, cidade localizada no norte de Portugal, será responsável pela investigação.

O episódio desencadeou uma cascata de reações em Portugal, tanto no mundo do desporto, como entre as autoridades políticas, que condenaram os atos da torcida no estádio D. Afonso Henriques e manifestaram apoio a Marega.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, afirmou em comunicado que fará tudo o que for possível para que torcedores que "não respeitam o futebol" sejam banidos dos estádios.