1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Maputo celebra 134 anos com muitas críticas à edilidade

10 de novembro de 2021

Maputo comemora esta quarta-feira 134 anos de elevação à categoria de cidade sob fortes críticas ao presidente do município. Eneas Comiche não está a cumprir as promessas de melhorar os transportes e o saneamento.

https://p.dw.com/p/42nts
Foto: Roberto Paquete/DW

No aniversário do município de Maputo, os munícipes não poupam críticas à edilidade liderada por Eneas Comiche por não cumprir as promessas eleitorais. Os munícipes esperam, até agora, pela melhoria das vias de acesso e dos transportes públicos.

"Por enquanto não estamos a ver nada. Esperávamos ter mais carros para podermos usar. É muito difícil esperar por um autocarro aqui", diz um cidadão ouvido pela DW África.

"Penso que tem de haver uma intervenção de raíz e fazermos coisas com durabilidade e em que a gente diz são dez anos em que nós andamos à vontade", sugere outro munícipe.

"Não temos autarquia, afinal estes impostos que o município cobra são para que fins?", pergunta ainda outro morador de Maputo.

Comiche não fez o que prometeu

Os munícipes também esperam pela melhoria das condições para a venda informal, saneamento do meio e das vias de acesso. Desde que o edil Eneas Comiche está no poder, há quase três anos, não efetuou obras de vulto.

Eneas Comiche
Aumentam as críticas ao edil Eneas ComicheFoto: Roberto Paquete/DW

Por tudo isto, o politólogo Dércio Alfazema considera que o edil de Maputo está a revelar poucas capacidades para dirigir o município. "Nestes três anos de Comiche, ele não está a demonstrar capacidades que já havia demonstrado no passado e Maputo também está a ressentir-se de alguma falta de financiamento", diz.

A capital de Moçambique tem uma população estimada em mais de um milhão de habitantes. As vias de acesso, os transportes públicos e o mercado informal foram as grandes promessas para que a cidade voltasse a ser uma das mais limpas e organizadas do país.

No entanto, segundo Alfazema, Maputo "está a ser cada vez mais atrasada não está a conseguir manter aquela imagem da capital do país uma cidade em que as estradas estão cada vez mais esburacadas e os mercados estão a ser difícil de reorganizar."

Onde está o metro de superfície?

Eneas Comiche prometeu um metro de superfície para a zona metropolitana de Maputo e transporte suspenso do projeto FUTRAN, estimado em 250 milhões de dólares. As obras deviam ter começado em setembro, no entanto, até agora, o projeto não saiu do papel.

Mas o antigo membro da assembleia municipal de Maputo Philipe Gagnaux ainda acredita "que vai acontecer o tal metro suspenso. Só não sei se vai ser suficiente para drenar todo o afluxo de pessoas que se dirigem ao centro da cidade e tem também que regressar as suas casas."

O também médico e líder da agremiação social Juntos Pela Cidade lembrou que a edilidade prometeu encerrar a lixeira de Hulene, mas "não conseguiu". Também "falou de uma fábrica de incineração, não fez. Nas ultimas eleições prometeu resolver esse problema, mas não está a conseguir", lembra. "Mas há outros aspetos que vai tentando cumprir e muitas vezes não depende de nós", conclui.

Uma visita à estação de comboios de Maputo