1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Manifestação em Luanda resulta em mais de uma dezena de detenções

14 de novembro de 2011

Dos três protestos agendados para o fim de semana apenas um se realizou em Luanda. O protesto foi ensombrado pela violência policial, pela prisão de um jornalista e vários jovens foram detidos.

https://p.dw.com/p/RwRQ
Prosseguem os protestos contra José Eduardo dos SantosFoto: picture alliance/dpa

Desde Março que em Luanda se sai à rua para protestar contra o regime de José Eduardo dos Santos, há 32 anos a frente do país, contra a corrupção e pela transparência na vida pública.

Aproveitando os 36 anos de independência realizou-se na sexta-feira (11.11) uma manifestação de jovens que se diziam contra o "neocolonialismo e pela transparência das contas bancárias de José Eduardo dos Santos".

A marcha, que deveria ter partido do cemitério da “Santa Ana”, local habitual das manifestações, terminaria na zona da Praça da Independência, foi brutalmente reprimida pelas autoridades.

Jornalista da Rádio Ecclesia detido

Symbolbild Unterdrückung der Pressefreiheit
Em Angola continua a dificultar-se o trabalho da imprensa independenteFoto: picture-alliance / dpa

Depois de uma chuva de bastonadas, mais de dez jovens foram presos, acusados de terem resistido à polícia. O jornalista Manuel Augusto da Rádio Ecclesia, a emissora católica de Angola, foi detido, mas já se encontra em liberdade. "Fui maltratado verbalmente", disse o jornalista. Da sorte dos demais detidos nada se sabia até esta segunda-feira (14.11).

Entretanto duas outras manifestações agendadas para este fim de semana foram adiadas. A da Fundação "27 de Maio" por motivo de doença de um dos organizadores e a da UNITA (maior partido da oposição angolana) foi cancelada porque o MPLA (partido no poder) anunciou-se disposto a elaborar um novo calendário para discussão do pacote eleitoral.

Autor: Manuel Vieira (Luanda)
Edição: Helena de Gouveia/António Rocha