Mais de dez mineiros moçambicanos ilegais detidos na África do Sul | NOTÍCIAS | DW | 20.04.2022

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

NOTÍCIAS

Mais de dez mineiros moçambicanos ilegais detidos na África do Sul

Polícia sul-africana detém dezenas de mineiros estrangeiros ilegais, dentre os quais 13 moçambicanos. Detenções vêm após incidente numa mina na província de North West.

Kongo Goldmine Gold Arbeiter Minenarbeiter Chudja Afrika Bunia Rohstoff Zertifizierung

A polícia sul-africana avança que autoridades foram chamadas para resgatar os mineiros ilegais (foto de arquivo).

A Polícia Sul-Africana (SAPS) deteve 77 mineiros estrangeiros ilegais, entre os quais 13 moçambicanos, após um incidente numa mina na província de North West, que causou a morte a quatro pessoas, anunciou hoje aquela força. 

Em comunicado, a polícia sul-africana adiantou que as autoridades foram chamadas a intervir para resgatar os mineiros ilegais que se encontravam retidos no interior da mina de ouro há vários dias sem comida, no distrito de Klerksdorp, sudoeste de Joanesburgo, a capital económica do país.

Goldmine in Ghana

Além dos 13 mineiros de Moçambique, 60 são de Lesoto e quatro do Zimbabué (foto de arquivo).

Corpos em estágio de decomposição

"Durante a operação de resgate, na mina nº.5 em Orkney, os mineiros ilegais transportaram para a superfície quatro corpos em estágio de decomposição na sexta-feira, 15 de abril", salientou o porta-voz da polícia Sabata Mokgwabone, no comunicado a que a Lusa teve acesso. 

"Entre os 77 mineiros ilegais detidos, que foram examinados por um médico, 60 são oriundos do Lesoto, 13 de Moçambique e quatro do Zimbabué", adiantou.

Os mineiros ilegais compareceram perante um tribunal na terça-feira, acusados de invasão de propriedade, atividade mineira ilegal e permanência ilegal no país, segundo a polícia sul-africana.

Mineração ilegal em Moçambique é um problema

Leia mais