1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Luanda: Polícia mata mulher acidentalmente durante invasão

Lusa
11 de setembro de 2020

Uma mulher morreu após ser atingida a tiro pela polícia, alegadamente de forma acidental. Autoridades pedem calma à população e garantem que o autor do disparo vai ser responsabilizado.

https://p.dw.com/p/3iKUY
Foto: AFP/O. Silva

Segundo avançou esta sexta-feira (11.09) o porta-voz do comando provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel, a ocorrência deu-se na quinta-feira (10.09), por volta das 21h, no território operacional da esquadra da Petrangol, mais concretamente no posto policial do bairro dos Ossos.

Nestor Goubel avançou que um grupo de populares levou um presumível autor do crime de roubo ao posto policial e, descontentes pela forma como os agentes estavam a tratar o mesmo, iniciaram atos de desordem e de pilhagem no interior do posto policial.

De forma a repor a ordem, "um dos agentes do referido posto policial, fez um disparo, que, acidentalmente, terá feito ricochete e atingiu a jovem Helena Mussunda mortalmente", referiu.

Autor do disparo vai ser responsabilizado

O responsável frisou que o agente envolvido neste incidente já está detido e vai ser presente hoje ao Ministério Público.

Angola Polizeikommando
Comando Provincial de LuandaFoto: DW

O comando provincial apelou aos moradores do bairro dos Ossos a manterem-se calmos e serenos, salientando que o agente policial já está a ser responsabilizado. "É escusado cometerem atos de vandalismo sobre um bem público", frisou.

Em declarações à agência Lusa, Nestor Goubel disse que a situação já está controlada, confirmando que os populares chegaram a atear fogo ao posto policial.

Outros casos

Nos últimos dias, têm sido vários os casos de polícias envolvidos na morte de cidadãos. Um dos mais mediáticos envolveu um médico, que depois de ter sido interpelado por agentes policiais e conduzido a uma esquadra por não usar máscara facial, acabou por falecer, em circunstâncias ainda por esclarecer.

Antes deste último incidente em Luanda, a polícia confirmou igualmente, na quarta-feira, a morte de um cidadão na província da Huíla, por um agente, na altura fora de serviço, quando o mesmo foi em socorro da filha, que supostamente estava a ser agredida por um grupo de jovens.

Insegurança, criminalidade e combate ao crime em Luanda