1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Lançado livro com testemunhos da Guerra Colonial em Angola

7 de outubro de 2017

"O Padre de Savimbi" traz memórias de António Oliveira, missionário claretiano português que desempenhou o papel de negociador entre a UNITA e as autoridades militares portuguesas durante a Guerra Colonial em Angola.

https://p.dw.com/p/2lQzO
Portugal Lissabon Podium mit Buchautor António de Araújo Oliveira
Lançamento do livro "O Padre de Savimbi", em LisboaFoto: DW/João Carlos

"O Padre de Savimbi", de autoria do padre português  António de Araújo Oliveira, foi apresentado este sábado (07.10) no Colégio Universitário Pio XII, em Lisboa. A obra traz histórias consideradas pela editora Aletheia como memória coletiva dos povos de Angola e de Portugal.

Logo após ter sido ordenado sacerdote na Sé de Lisboa, em 1970, o padre António Vieira partiu, em outubro desse mesmo ano, para Angola - com 27 anos de idade, como missionário, integrando a Diocese do Luso que os claretianos portugueses haviam fundado no leste do país.

Ali era o epicentro do conflito que a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), de Jonas Malheiro Savimbi, vinha mantendo contra o exército colonial português.

Portugal Lissabon Buchautor António de Araújo Oliveira
António de Araújo OliveiraFoto: DW/João Carlos

Pelas circunstâncias da Guerra Civil Angolana, foi forçado a voltar para Portugal, em 1975 – ano da independência de Angola –, depois de cinco anos de permanência no país africano. E passados 42 anos, decidiu lançar este livro, escrito porque era importante contextualizar a história, "isto é, dar a minha versão dos acontecimentos na época", explicou em entrevista à DW.

António Oliveira lembrou o contexto em que se vivia a guerra, em Angola. "No olho do furação, na zona da UNITA, Jonas Savimbi tinha o quartel a sul do caminho de ferro implantado", informou, de onde lutava contra os portugueses.

Relação com a UNITA

Naquela situação, conta que não teve outra possibilidade, se não tentar contactar a UNITA, dizendo que não era inimigo de ninguém e nem era soldado. "Queria estabelecer um modus vivendi com a UNITA, se fosse possível", adiantou, sublinhando que "era um homem de paz, um homem sem armas". Foi a partir daí que se desenvolveram os contactos.

António Oliveira diz que circulava perfeitamente no seio dos homens de Savimbi. O que, na verdade, queria era visitar as cristandades que estavam do lado da UNITA e que não podiam receber um missionário. "Então, era uma emoção muito grande quando comecei a visitá-los do outro lado. Tenho imagens e filmes disso", deu a conhecer. Assumiu, deste modo, a responsabilidade diplomática de mediador.

Jonas Savimbi Rebellenführer Angola SW
Jonas SavimbiFoto: AP

"Foi nessa altura, quando tive o primeiro contacto com a UNITA que Sabino Sandeli, comandante da zona, escreveu uma carta dizendo se eu podia ser intermediário entre eles e o Governo português", revelou mais adiante. O padre confirma estar na posse de cartas de Savimbi, impressas no livro, onde expõe todas as suas memórias. "Os contactos continuaram até eu ir a Jamba, quartel da UNITA, em 1989", precisou.

Dos registos, destaca uma das cartas, o documento 21, de várias páginas, escrita a 21 de Janeiro de 1974 - um ano antes do 25 de Abril. "Savimbi era sagaz", diz ele. Ouvia-se pela rádio que, politicamente, a situação estava a se extremar em Lisboa.

De acordo com o autor do livro, Savimbi tinha um autêntico programa do governo para uma Angola independente. Dizia ao Governo português: "Não tenham medo de mim que eu vou conservar a cultura portuguesa, vou ser um homem democrata". Para António Oliveira, o então líder do Galo Negro estava, assim, a posicionar-se para estar na primeira fila - quando o Governo português chamasse os interlocutores angolanos. "Era muito inteligente", reconheceu em alusão ao malogrado líder da UNITA.

 À pergunta da DW, sobre o que seria Angola hoje se Savimbi estivesse vivo, António Oliveira foi expedito. "Olha, não sei. Eu sou muito crítico a respeito de Savimbi", afirmou. "A determinado momento, ele começou – talvez devido ao isolamento na mata –, a ser um senhor absoluto na Jamba", acrescentou.

Portugiesische Soldaten in Angola
Militares portugueses em Angola, em 1961Foto: AP

"Aquilo era uma base militar", precisou. "Então, ele começou por, simplesmente, não respeitar ninguém. Tanto é que matou o embaixador Wilson Santos e os filhos, como matou depois várias pessoas. O Nzau Puna e Costa Fernandes tiveram que fugir senão os liquidaria", contou. "Também começou a matar generais, quando as derrotas se acumularam", acrescentou, concluindo que foi a partir daí que tudo se desmoronou à sua volta.

Psicologicamente, pela maneira como Savimbi atuava no terreno, Angola não ganharia nada com ele, opina o autor. Por isso, o livro traz um capítulo denominado "O Anti-herói".

A morte de Savimbi

Entre os factos, o padre António Oliveira inclui no livro os acontecimentos que rodearam a morte de Savimbi, homem sagaz e combativo, que resistiu com um grupo de militares, progressivamente, mais reduzido.

"Cansado, doente e faminto, o seu pequeno grupo de fiéis é surpreendido junto de um rio, quando se preparava para passar a noite e o corpo deste velho combatente, corajoso e brutal é crivado de balas por um pelotão comandado por dois generais que tinham escapado da UNITA para fugir à morte", lê-se no livro.

Portugal Lissabon Bücher Der Priester von Savimbi
Exemplares do livro "O Padre de Savimbi"Foto: DW/João Carlos

"Naquele dia 22 de Fevereiro de 2002, o homem que Fred Brigland considerava ‘uma chave para a África’, numa biografia que tinha prejetado a sua imagem de carismático político e militar, cai a combater, sem honra nem glória", escreve o autor mais adiante.

A obra, com 329 páginas, é um retrato "muito realista" e "fiel", segundo as palavras de António Monteiro, para quem o autor escreve a história com convicção - juntando a isso a sinceridade com que narra os factos, ultrapassando o seu papel de missionário em Angola na época colonial.

"Não é um livro sobre a descolonização", precisou o embaixador português, que acabou por citar vários momentos marcantes, a exemplo do que contou Zita Seabra a respeito da carta de Savimbi a pedir um livro a António Spínola, antigo Presidente da República Portuguesa falecido a 13 de Agosto de 1996, aos 86 anos de idade. 

O momento ficou marcado com a presença de vários convidados, destacando-se o Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, e o general Pedro de Pezarat Correia, uma das personalidades do Regime Colonial Português descritas pelo autor, que na altura era major na zona militar leste.

Aproveitando a presença do diplomata angolano na sala, Zita Seabra, que dirige a Aletheia Editores, manifestou também o desejo de, um dia, vir a publicar outro livro, mas com as memórias de José Eduardo dos Santos, Presidente cessante e líder do MPLA, que permaneceu 38 anos no poder em Angola.