1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Lançado o primeiro guia turístico em Português sobre Angola

11 de dezembro de 2012

Joost De Raeymaeker acha que Angola tem condições para desenvolver o turismo. Mas são sobretudo as pessoas que mais fascinaram este fotógrafo belga, autor do guia turístico “À Descoberta de Angola”.

https://p.dw.com/p/17031
O livro "A descoberta de Angola" do fotógrafo belga Joost De Raeymaeker
O livro "A descoberta de Angola" do fotógrafo belga Joost De RaeymaekerFoto: DW/J. Carlos

A ideia do lançamento do livro surgiu em 2007 quando o Joost De Raeymacher visitou o país pela primeira vez.

Angola tem um vasto potencial turístico que em parte começa a ser conhecido, para lá dos circuitos promovidos pelas poucas unidades hoteleiras existentes nas capitais das províncias.

E "À descoberta de Angola" pretende levar ao mundo esse potencial.

Joost De Raeymaeker conta que nas capitais provínciais há hotéis, alguns caros e outros baratos. Há hospedagens com ou sem condições e há voos para todos as capitais de províncias.

Mas o fotógrafo belga lembra, entretanto, que "por vezes não são muito aliciantes. Os hotéis têm às vezes a tendência de serem caros... caros."

E quem viajar para o interior do país acaba por mergulhar numa Angola profunda, disse à DW África Joost De Raeymaeker, que trilhou os caminhos deste país de gente que considera amigável e de grandes horizontes.

Uma constatação feliz

Joost De Raeymaeker , fotógrafo belga que se apaixonou por Angola e não a pretende largar
Joost De Raeymaeker , fotógrafo belga que se apaixonou por Angola e não a pretende largarFoto: DW/J. Carlos

Para além do potêncial natural o fotógrafo constatou outras coisas, como por exemplo o social: "há cada vez mais jovens angolanos e imigrantes em Angola que aproveitam os fins de semana prolongados ou as férias para descobrirem o próprio país.

Joost De Raeymaeker considera o comportamento uma evolução muito positiva, e conclui: "Portanto, começa a haver bastante turismo dentro do próprio país, o que é muito interessante."

É este potencial que o repórter de viagens coloca no primeiro guia turístico em Português sobre aquele que diz ser o país mais fascinante de África.

A falta de informação sobre o interior do país motivou este livro acarinhado pelas editoras Oficina do Livro e Leya, cujo lançamento ocorreu esta segunda-feira (10.12.) na Livraria Buchholz, em Lisboa.

Em Angola como um peixe dentro da água

Rui Unas, apresentador do livro (esquerda),Joost De Raeymaeker, autor (no meio), e o representante das editoras Oficina do Livro e Leya
Rui Unas, apresentador do livro (esquerda), Joost De Raeymaeker, autor (no meio), e o representante das editoras Oficina do Livro e LeyaFoto: DW/J. Carlos

A partir de Luanda, capital angolana, viajou de autocarro, em caixas de carga de carrinhas e camiões ou como pendura de motos, à descoberta das províncias angolanas.

Uma viagem para recolha de informação que durou entre 2007 e final de 2011, sem registo de qualquer problema de (in)segurança.

Segundo o fotógrafo belga, "Normalmente uma pessoa quando chega a Angola a primeira coisa que dizem é para ter cuidado, vai ser assaltado, isto é perigoso e tal, mas pessoalmente nunca tive problema."

Mas, Joost De Raeymaeker reconhece que ainda faltam condições para fazer desenvolver este setor, igualmente importante para a economia angolana: "Acho que primeiro que tudo algumas infraestruturas, algumas estradas onde falta aquele pedacinho que não está pronto."

O sonho de voltar a Angola

O homem da objetiva fala ainda sobre os parques naturais do país: "Por exemplo, no Kuando Kubango não há grandes infraestruturas. Aí nesse sentido falta algum trabalho. Não sei se é exatamente esse género de turismo que se quer fomentar em Angola mas acho que é mais interessante mostrar a real beleza do país e do povo também."

Para além dos angolanos, o guia também pode ser útil a turistas de outras origens, mas o seu autor tem as suas expetativas: "Para já espero que sejam os próprios angolanos a usarem, os imigrantes que lá estão a trabalhar, mas também turistas que vão daqui com o intuito de descobrir Angola.

Nesta perspetiva, o autor pensa um dia produzir outro guia, porque o território ainda tem muito para dar a conhecer. É que, sublinha, "não é possível em apenas 320 páginas descrever o potencial de um país tão vasto como Angola."

O fotógrafo belga Joost De Raeymaeker garante que em Angola "Há ainda muita coisa por descobrir."

Autor: João Carlos (Lisboa)
Edição: Nádia Issufo/António Rocha

Lançado o primeiro guia turístico em Português sobre Angola