1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

JES indica João Lourenço para presidenciais em Angola

Lusa | ar
3 de dezembro de 2016

Ministro angolano da Defesa, João Lourenço, deverá ser cabeça de lista às presidenciais em Angola, segundo noticiou a rádio pública do país.

https://p.dw.com/p/2TfV2
Von der Leyen empfängt angolanischen Amtskollegen João Manuel Gonçalves Lourenço
Ministro angolano da Defesa, João Lourenço, com a sua homóloga alemã Ursula Von der LeyenFoto: picture alliance/dpa/R.Jensen

O nome, que ainda não foi oficializado pelo partido, que reserva a sua apresentação para 10 de dezembro depois de comunicado às bases do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), foi anunciado pela rádio pública angolana após a conclusão da reunião do Comité Central, ao final da tarde.

O partido aprovou ainda, sob proposta do presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, o nome de Bornito de Sousa, atual ministro da Administração do Território, para número dois na lista às eleições gerais, na posição de candidato a vice-Presidente da República.

Nas eleições gerais de 2012, Manuel Vicente foi eleito vice-Presidente pela lista liderada por José Eduardo dos Santos, tendo então deixado a administração da petrolífera estatal Sonangol.

A Constituição angolana prevê que o cabeça de lista do partido mais votado em eleições gerais seja automaticamente nomeado Presidente da República.
"O nosso objetivo é ganhar as eleições com maioria qualificada ou no mínimo maioria absoluta e o segredo estará na disciplina, na união e coesão de todos em torno dos nossos candidatos, quer no processo da campanha eleitoral quer no momento da votação", afirmou José Eduardo dos Santos, durante o discurso de abertura desta reunião do Comité Central, sem adiantar qualquer comentário sobre a sua sucessão. 

Wahl Angola
Foto: Reuters

José Eduardo dos Santos, Presidente angolano desde 1979, mantém-se na liderança do MPLA.

Quem é João Lourenço?

João Manuel Gonçalves Lourenço é casado e pai de seis filhos, tendo como passatempo a leitura, o xadrez, e a equitação. Fala, além de português, inglês, russo e espanhol, segundo a sua biografia oficial no Ministério da Defesa.

Tem formação em artilharia pesada, exerceu as funções de comissário político das FAPLA, o antigo exército do MPLA, e entre 1991 e 1998 foi secretário do Bureau Politico para a informação.

João Lourenço chegou a chefe da bancada parlamentar do MPLA e entre 1998 e 2003 desempenhou as funções de secretário-geral do MPLA e de presidente da Comissão Constitucional.
Demonstrou nessa altura disponibilidade para concorrer à liderança do partido, depois de José Eduardo dos Santos ter admitido a saída, passando então, até 2014, para as funções de primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, mudança que foi conotada publicamente com uma travessia no deserto, por ter assumido a vontade de avançar com a candidatura.

MPLA-Provinzsekretär für Luanda Bento Bento
Foto: Quintiliano dos Santos

Nascido a 5 de março de 1954 na cidade do Lobito, província de Benguela, João Lourenço formou-se, militarmente, na antiga União Soviética, entre 1978 e 1982, de onde trouxe igualmente uma formação superior em Ciências Históricas.

Saltar a secção Mais sobre este tema