1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Jornalistas ameaçados de morte em Inhambane

11 de outubro de 2017

Jornalistas da rádio comunitária de Morrumbene, na província de Inhambane, dizem ter recebido ameaças de morte da comandante distrital da polícia e estão agora em parte incerta. MISA-Moçambique está a acompanhar o caso.

https://p.dw.com/p/2lccF
Foto: DW/L. da Conceiçã

A perseguição de jornalistas começou depois da Rádio Comunitária Millennium FM ter divulgado uma informação sobre roubos protagonizados por uma quadrilha que alegadamente integrava um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) afeto ao comando distrital.

O grupo actuava nos distritos de Maxixe e Morrumbene, onde assaltava residências e instituições do Estado. Na semana passada, um dos integrantes da quadrilha foi apanhado na posse de vários electrodomésticos, roubados na cidade de Maxixe, e acabou por denunciar o agente. Os bens furtados eram guardados na residência de um membro da PRM em Morrumbene, segundo revelou.

A notícia divulgada pela rádio irritou Rachel Júnior, comandante da PRM, facto que levou os jornalistas a abandonar a estação emissora e as suas residências com medo de represálias, contaram fontes contatadas pela DW África e que solicitaram o anonimato. Esses jornalistas encontram-se atualmente em parte incerta.

"Comandante não é digna do cargo"

O caso está a ser acompanhado pelo Instituto de Comunicação Social da África Austral em Moçambique (MISA-Moçambique). "Esta comandante não é digna do cargo que está a ocupar, não tem perfil para ser comandante", afirma Lázaro Mabunda, oficial de programas do MISA-Moçambique. "Ela está a proteger determinadas pessoas envolvidas neste tipo de caso", acusa.

Jornalistas ameaçados de morte em Inhambane

Ernesto Saúl, representante do Fórum Nacional de Rádios Comunitárias – FORCOM (e também correspondente da DW África em Maputo), diz que a comandante da PRM recusou-se a apresentar um desmentido depois da publicação da notícia, como está previsto na lei de imprensa.

"Tivemos garantias, inclusive da própria comandante distrital, no último domingo, que para ela este caso já teria sido ultrapassado", explica."E havendo cenários de ameaças de morte, o próprio comando distrital estava aberto em ajudar nas investigações para se apurar os autores destas ameaças".

Boas relações entre governo e rádio

A administradora do distrito de Morrumbene, Elsa da Barca, disse à DW África que as relações entre o governo local e a rádio comunitária são boas. "A rádio é nossa, do governo, não temos conflitos com a rádio porque é através da rádio que nós divulgamos o trabalho que fazemos. Não existe nenhum conflito e nem vai existir", garante.

O porta-voz do comando provincial de Inhambane, Juma Aly Dauto, não quis prestar qualquer esclarecimento sobre o assunto. A DW África também tentou, sem sucesso, ouvir o coordenador da rádio e os jornalistas.