1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Jogos da CPLP: o que a organização significa aos jovens

Nélio dos Santos (Santa Maria)21 de julho de 2016

Mais de 400 atletas participam na 10ª edição do evento, que coincide com aniversário de 20 anos da CPLP. A DW África foi saber o que a comunidade significa para os jovens.

https://p.dw.com/p/1JSel
Foto: Divulgação

Cerca de 400 atletas juvenis participam até domingo (24.07) nos X Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na ilha do Sal, em Cabo Verde.

O arranque da décima edição do evento coincidiu com o 20º aniversário da criação da entidade, no último domingo. Apesar de estarem presentes para os Jogos, nem todos os participantes sabem do papel e da importância da organização.

A brasileira Maria Eduarda não soube explicar o que significa a CPLP. "CPLP? Para mim é uma oportunidade de mostrar nosso basquete e de poder receber propostas", respondeu.

Para Benedito Vissoko, de Angola, os Jogos da CPLP são uma "diversão". "Uma competição que viemos para ganhar", disse.

[No title]

Os atletas têm entre os 15 e os 16 anos de idade e estão a competir nas modalidades de futebol, atletismo, handebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia. "É um torneio muito importante, porque conhecemos outros países que têm a mesma linguagem, que é a lingua portuguesa", diz o jovem angolano Malaço Francisco.

Alguns dos jovens participantes acreditam que a CPLP é uma organização desportiva lusófona. "CPLP pra mim é amizade", diz o português Leandro Ramos.

"Significa muito convívio, viemos conhecer muitas pessoas de outros países com a mesma língua que a gente, sobretudo, fazer grandes amizades e uma boa prova", opina Inês Caveira, também de Portugal.

"É uma grande festa. Queremos fazer uma boa prova, amizades e conviver uns com os outros", é a opinião do português Ilírio Nazaré. Para o timorense Aniceto Gouveia, "a CPLP cria relações e amizades entre as nações".

Integração

O ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, destacou o facto de os Jogos acontecerem na mesma semana em que a CPLP comemora 20 anos de existência.

"É uma coincidência claramente feliz. Estamos aqui para celebrar o desporto juvenil no espaço da CPLP, celebrando também os 20 anos dessa comunidade que nos junta a todos", afirmou à DW África.

Os cerca de 400 atletas são oriundos de sete países da CPLP. A Guiné-Bissau não está presente na edição deste ano e a Guiné Equatorial participa apenas a nível ministerial.

No fim de semana, ministros da Juventude e Desporto da CPLP discutiram o Acordo de Cooperação entre os nove Estados membros e o papel do desporto no fortalecimento da comunidade lusófona.