1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Israel anuncia descoberta de anticorpo que ataca coronavírus

Lusa | Reuters | gcs
5 de maio de 2020

Investigadores israelitas dizem ter isolado um anticorpo capaz de neutralizar o novo coronavírus. Segundo o ministro israelita da Defesa, Naftali Benet, trata-se de uma "grande conquista" a caminho de um tratamento.

https://p.dw.com/p/3boP8
Sars-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19Foto: AFP/National Institutes of Health

O Instituto de Israel para a Investigação Biotecnológica, do Ministério da Defesa, anunciou que conseguiu isolar um anticorpo que ataca e neutraliza o novo coronavírus em pessoas doentes.

"A fase de desenvolvimento do anticorpo foi finalizada", refere uma nota do instituto localizado em Ness Ziona, a sul de Telavive.

Segundo o ministro da Defesa de Israel, Naftali Benet, o "anticorpo ataca o vírus de forma monoclonal". Benet diz que a descoberta dos investigadores, liderados pelo professor Shmuel Shapiro, é "uma grande conquista" na luta contra o novo coronavírus.

"Estou orgulhoso do pessoal do Instituto de Biotecnologia por este grande avanço. A criatividade e o pensamento judaico atingiram este grande resultado", escreveu o ministro em comunicado.

Na informação divulgada, não é referido se o anticorpo foi testado em seres humanos. A descoberta ainda terá de ser patenteada para depois chegar a acordo com farmacêuticas e fazer uma produção à escala comercial.

Altos cargos do setor da defesa e da segurança disseram à televisão pública israelita Kan que a descoberta é a "primeira deste tipo a nível mundial".

Neste momento, há muitas outras investigações a decorrer em todo o mundo para encontrar um tratamento ou vacina da Covid-19. De acordo com os especialistas, será preciso pelo menos um ano e meio até que uma vacina esteja disponível.

Saltar a secção Mais sobre este tema