(In)verdades: a migração global está a crescer | MEDIATECA | DW | 08.08.2021

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

MEDIATECA

(In)verdades: a migração global está a crescer

É muito comum ouvirmos dizer que vivemos numa época de excecional migração em massa, mas isto é um mito. Embora a circulação global de pessoas tenha aumentado ao longo do tempo, a migração global não está a crescer. Há apenas mais pessoas no mundo.

Assistir ao vídeo 01:25

Embora o número total de migrantes em todo o mundo tenha aumentado nos últimos 60 anos, o mesmo aconteceu com a população mundial em geral. Aumentou de 3 mil milhões para quase 8 mil milhões. Há meio século, 3% da população mundial era migrantes. Hoje, esse número permanece quase o mesmo - 3,5%.

No que diz respeito à África Subsaariana, os números até caíram um pouco: Em 1990, 3% da população vivia no estrangeiro. Hoje, são apenas 2,5%*. E só uma minoria de migrantes africanos - cerca de 30% - deixou efetivamente o continente. A grande maioria mudou-se para um país vizinho.

Também não é verdade que todos os migrantes africanos estão desesperados por sair do continente. A grande maioria dos migrantes e refugiados em África está a mudar-se para os países vizinhos.

A migração global não está a crescer. Há apenas mais pessoas no mundo.

Por isso, embora a circulação global de pessoas tenha aumentado ao longo do tempo, a tendência não mudou.