1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Internacional suiço de origem cabo-verdiana jogará na Bundesliga

8 de julho de 2013

Gelson Fernandes já treina no Friburgo. Elogia a equipa alemã e o campeonato, onde espera conseguir estabilidade na carreira. Viveu até aos cinco anos em Cabo Verde, de onde recorda a alegria das pessoas de viver.

https://p.dw.com/p/192NP
Gelson Fernandes, jogador do Friburgo
Gelson Fernandes, jogador do FriburgoFoto: picture-alliance/dpa/Georgios Keflas

O novo número quatro da equipa do Friburgo espera ter o forte apoio dos adeptos, quando entrar em campo, no arranque da próxima época da Bundesliga, o campeonato principal do futebol alemão.

O médio internacional suíço, de origem cabo-verdiana, já se encontra a treinar com o plantel da equipa, do sul da Alemanha, e participou no primeiro jogo de pré-época. A transferência foi acordada em junho com o Sporting Clube de Portugal.
“Estou feliz por estar aqui, um clube muito sério, muito bom. E vamos fazer muito esforço para fazer uma boa temporada”, promete Gelson que espera no campeonato alemão ter “um pouco de estatibilidade e calma na carreira”.

O Friburgo, que terminou na 5ª posição na época 2012/2013 da Bundelisga, não irá competir para os primeiros lugares do campeonato, segundo Gelson, mas para "conseguir a melhor classificação possível". A equipa espera "dar alegria aos fãs", diz o jogador.

Carreira internacional

Atleta experiente, de 26 anos, Gelson começou a carreira no Sion, na Suiça, em 2004, e já passou por vários campeonatos. Representou o Manchester City, no campeonato inglês, depois o Saint-Étienne, em França, seguindo-se o Chievo Verona e o Udinese, em Itália, e depois o Sporting Clube de Portugal, antes ter sido emprestado ao Sion.
A recente transferência de Gelson Fernandes permitiu o encaixe de 500 mil euros ao Sporting Clube de Portugal. O jogador chegou à equipa portuguesa na temporada 2012/2013, e tinha contrato até 2016.

Gelson considera que “foi bom” jogar no campeonato português, no entanto, admite: “o Sporting estava num momento desportivo e financeiro muito difícil e por isso não fiquei lá muito tempo".

Ao serviço da Suiça

Golo de Gelson ditou a vitória da Suiça frente à Espanha no Mundial de 2010
Golo de Gelson ditou a vitória da Suiça frente à Espanha no Mundial de 2010Foto: AP
Pelo Sporting, Gelson Fernandes jogou contra o Basileia, da Suiça, para a Liga Europa, em nomebro de 2012 (FC Basel 3 - 0 Sporting CP)
Pelo Sporting, Gelson Fernandes jogou contra o Basileia, da Suiça, para a Liga Europa, em novembro de 2012 (FC Basel 3 - 0 Sporting CP)Foto: Getty Images/Afp/Fabrice Coffrini

Na seleção suiça desde 2007, o médio já foi 42 vezes internacional pela equipa, em que destaca dois momentos em particular: “já fiz um campeonato europeu com a Suiça e também fiz o Mundial onde marquei um golo contra a Espanha e isso foi um momento importante”.

No Campeonato do Mundo de 2010, depois do golo contra a Espanha, Gelson Fernandes foi visto quase como um heroi na Suiça, no entanto, a seleção helvética não avançaria para os 16 avos de final do Mundial da África do Sul.

Estreia na Bundesliga

Dos campeonatos por onde passou, Gelson admite preferências: "gosto muito do campeonato inglês e acho que o alemão é também feito para mim e agora estou feliz por estar aqui”.

Estreante no futebol alemão, o jogador de origam cabo-verdiana diz que gosta do "ritmo, de jogar rápido, para a frente, de dar tudo no campo", características que lhe encaixam, confessa.

Sem querer divulgar o prazo do contrato, Gelson estará ao serviço do Friburgo, que na época passada terminou em quinto lugar e vai disputar a fase de grupos da Liga Europa.

A primeira partida do Friburgo, na época 2013/2014, será em casa do Bayer Leverkusen, a 10 de agosto.

Saudades de Cabo Verde

Nasceu na Praia, ilha de Santiago, em Cabo Verde, em 1986, mas aos 5 anos Gelson foi para a Suiça com os pais. Agora regressa ao arquipélago sempre que pode, nas férias porque: sente falta “da alegria das pessoas. Tenho os pais lá, a família, então claro que tenho saudes sim”.

Sobre a Alemanha, Gelson diz que conhece ainda pouco, mas admira “a paixão das pessoas pelo futebol”.

Gelson Fernandes comemora golo pelo Chievo (fevereiro de 2011)
Gelson Fernandes comemora golo pelo Chievo (fevereiro de 2011)Foto: Getty Images/Afp/Giuseppe Cacace

Internacional suiço de origem cabo-verdiana jogará na Bundesliga

Saltar a secção Mais sobre este tema