1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Hospital Distrital de Jangamo sem equipamentos

7 de março de 2021

Em Inhambane: O Hospital Distrital de Jangamo ainda não está aberto ao público em geral por falta de material médico cirúrgico e profissionais de saúde. O Governo promete apetrechar o hospital até abril próximo.

https://p.dw.com/p/3qJsb
Mosambik Maputo | Krankenhaus Polana-Caniço
Foto: Romeu da Silva/DW

As obras de construção do Hospital Distrital de Jangamo, em Inhambane, terminaram em 2019. Mas até aqui, aquela unidade sanitária ainda não está a beneficiar a população local, por falta de equipamento e profissionais de saúde.

A população local está preocupada com a situação e pede abertura daquela unidade sanitária.

Alfredo Vilankulo, residente em Jangamo, lamenta a situação e diz que faz falta na comunidade.

"Na verdade, em Jangamo não tem nenhum equipamento”, lamenta Vilankulo lançando críticas ao Governo, porque no seu entender "é muito triste é ver o governo o que faz, constrói hospitais grandes e deixa sem nenhum equipamento”, sublinhou.

Por seu turno, Francisco Mafuiane, outro residente local, afirma que nunca entrou na unidade sanitária para tratamentos médicos, porque "eu ouvi na rádio que não começaram a funcionar", disse.

Manuel Manhique, residente de Jangamo, lamenta as falhas do Estado no planeamento do projeto.

"Não se pode fazer trabalho sem que haja condições financeiras, serão necessários meios circulantes mão-de-obra, pagamento de energia e água", lamenta Manhique.

Südafrika | Coronavirus | Krankenhaus in Khayelitsha
Foto: Adrian Kriesch/DW

Centro de isolamento da Covid-19

Neste momento, uma parte daquela Unidade hospitalar, está a ser usada como centro de isolamento de doentes da Covid-19.

Entretanto, numa altura em que aumentam os casos da pandemia da -19, em Inhambane, Elsa Cumbane, utente local, entende que "seria muito bom aquele hospital estar a funcionar, para ajudar a população em geral”.

Para Elsa Cumbane, "o Governo deve tentar todas as formas para abrir o hospital de Jangamo", apelou.

Abertura previsto para abril

O Governo provincial de Inhambane reconhece o problema, mas prevê que aquela unidade sanitária será aberta ao público em abril próximo.

Samuel Júnior, porta-voz da Secretaria Provincial do Estado em Inhambane, diz que "os concursos para o provimento de equipamento para este hospital já foram lançados e há perspetiva de que, até ao mês de abril”.

Júnior acrescenta que "o apetrechamento desta unidade sanitária vai de alguma forma melhorar a qualidade de prestação da saúde na província", disse.