1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: Recenseamento prolongado por mais 15 dias

Lusa
20 de novembro de 2018

Registo de eleitores para as legislativas vai ser prolongado por mais 15 dias para garantir um "processo mais justo e transparente", informou o Governo, que apelou para que os cidadãos participem do processo.

https://p.dw.com/p/38ZgU
Foto: CNE

O Governo guineense anunciou esta terça-feira (20.11) o prolongamento, por mais 15 dias, do recenseamento eleitoral no país, que devia termina hoje. O processo já havia sido prolongado em outubro, o que provocou o adiamento das eleições legislativas, ainda sem data marcada.

"O Governo vem comunicar à população guineense, sobretudo às pessoas com capacidade eleitoral ativa, de que o processo será prorrogado por mais 15 dias a contar da data de 20 de novembro", refere um comunicado do Executivo da Guiné-Bissau, citado pela agência de notícias Lusa.

No comunicado, o Governo explica que a decisão visa "conferir ao recenseamento um nível de participação mais aceitável" para garantir um "processo mais justo e transparente".

Atrasos

As legislativas na Guiné-Bissau estavam marcadas para 18 de novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras levaram a atrasos no início do recenseamento, que acabou por ter de ser prolongado para além da data prevista para a realização das eleições.

O Presidente guineense, José Mário Vaz, anunciou já que só marcará a nova data das legislativas após o recenseamento estar completo.

Segundo o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), a 13 de novembro estavam recenseados cerca de 552 mil cidadãos eleitores num universo estimado de cerca de 886 mil.

O Governo guineense apela também aos cidadãos eleitores para fazerem o seu recenseamento para participarem nas eleições.