1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: Presidente Sissoco ouve Conselho de Estado

Lusa
16 de maio de 2022

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, consulta esta segunda-feira (16.05) o Conselho de Estado sobre possibilidade de dissolver Parlamento, depois de se ter encontrado com partidos com representação parlamentar.

https://p.dw.com/p/4BLRj
Paris | Guinea-Bissau's Präsident Umaro Sissoco Embalo
Foto: AFP

O chefe de Estado guineense ameaçou já, por diversas vezes, desde que tomou posse como Presidente em fevereiro em 2020, dissolver o Parlamento.

Na sexta-feira (13.05), Umaro Sissoco Embaló consultou os partidos políticos com assento parlamentar sobre a possibilidade de dissolução do parlamento, bem como o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá.

Em declarações aos jornalistas no final do encontro, Cipriano Cassamá disse que o chefe de Estado o informou de que iria dissolver o Parlamento.

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), maior força política no Parlamento, mas sem maioria e na oposição, e o Partido de Renovação Social, terceira força política no hemiciclo e no Governo, afirmaram, através dos seus líderes, ser contra uma eventual dissolução do Parlamento.

O Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), segunda força do Parlamento e no Governo, e a Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), quarta força política na Assembleia Nacional Popular e liderada pelo atual primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, não foram precisos com os jornalistas quanto à posição do partido em relação a uma eventual dissolução.

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente e é convocado pelo chefe de Estado.

O órgão consultivo é composto pelo presidente do Parlamento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, primeiro-ministro, representantes dos partidos com assento parlamentar, e cinco cidadãos indicados pelo chefe de Estado.

Compete ao Conselho de Estado, entre vários assuntos, pronunciar-se sobre a dissolução do Parlamento e aconselhar o Presidente no exercício das suas funções sempre que solicitado.

As "escolhas" da Guiné-Bissau, segundo Simões Pereira