1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló nomeia novos ministros

Lusa
14 de junho de 2022

Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nomeou novos ministros para ocupar as pastas da Energia, Recursos Naturais e Educação, depois de ter exonerado os anteriores responsáveis, que falharam a tomada de posse.

https://p.dw.com/p/4ChMC
Umaro Sissoco Embaló
Foto: Pressebüro der Präsidentschaft der Republik Guinea-Bissau/Jakadi

Segundo uma nota informativa divulgada à imprensa, o chefe de Estado nomeou, sob proposta do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, Augusto Poquena, ministro da Energia e Indústria, Dionísio Cabi, ministro dos Recursos Naturais e Martina Moniz, ministra da Educação.

As novas nomeações ocorrem depois de o presidente em exercício do Partido de Renovação Social (PRS), Fernando Dias, e dois outros dirigentes daquela formação política, nomeadamente Mário Fambé e Tcherno Baldé, terem sido exonerados de funções após não terem participado na cerimónia de tomada de posse do Governo, ocorrida na sexta-feira, um dia após o anúncio da composição do novo executivo, de iniciativa presidencial.

Fernando Dias tinha sido nomeado para a pasta dos Recursos Naturais, Mário Fambé para a Energia e Tcherno Djaló ministro da Educação.

O PRS explicou na sexta-feira, na sequência de uma reunião da comissão política, que aqueles três dirigentes do partido não tinham tomado posse como ministros do novo Governo da Guiné-Bissau, devido a um "lapso de comunicação”.

Numa outra nota informativa, o Presidente guineense extinguiu também a secretaria de Estado da Energia, que era liderado por Augusto Poquena.

O Presidente guineense dissolveu em maio o parlamento do país e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro.

Os novos ministros tomam posse esta terça-feira (14.06).

Reflexões Africanas: As ameaças à democracia da Guiné-Bissau