1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guineense Simões Pereira busca apoio em Cabo Verde

5 de outubro de 2012

Domingos Simões Pereira, da Guiné-Bissau, procurou apoio político, falou o que pensa e expôs os planos caso seja eleito o novo presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, PAIGC.

https://p.dw.com/p/16L8c
Domingos Simões Pereira
Domingos Simões PereiraFoto: DW

Dois dias depois do presidente do governo transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, ter afirmado que o país não mereceu o que se passou na semana passada nas Nações Unidas, por não ter conseguido a acreditação para discursar na Assembleia-Geral, o ex-secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, considerou os acontecimentos de Nova Iorque tristes e lamentáveis.

Enquanto esteve em Cabo Verde para contactar políticos das autoridades cabo-verdianas, conversou na Cidade da Praia com a DW África.

"Guiné-Bissau levou uma lição da ONU"

Trata-se da primeira reação pública de Domingos Simões Pereira ao fato de a Guiné-Bissau ter se apresentado em Nova Iorque com duas delegações – a do presidente deposto, Raimundo Pereira, e a do presidente de transição, Serifo Nhamadjo – e não ter tido voz na tribuna nas Nações Unidas.

A Guiné-Bissau havia sido impedida de ter representante a falar na Assembleia Geral das Nações Unidas porque a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) havia entrado com um recurso bloqueando. O órgão impediu Raimundo Pereira de discursar, mesmo a sua delegação tendo sido credenciada para o evento anual da ONU.

Lamentou o que aconteceu na sede da ONU, às delegações da Guiné-Bissaú em Nova Iorque
Lamentou o que aconteceu na sede da ONU, às delegações da Guiné-Bissau em Nova IorqueFoto: DW

Para o antigo secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que se passou, na semana passada, em Nova Iorque, foi uma lição que a comunidade internacional deu aos guineenses: "A Guiné-Bissau deveria evitar que um palco como as Nações Unidas, onde Cabral fez das intervenções mais célebres e que colocaram, no passado, o poder português numa situação difícil, seja utilizada para o que foi realmente muito triste", refere-se ele ao fato de não terem sido autorizados a falar.

Ainda assim, Domingos Simões Pereira elogiou os sinais de possível entendimento dados pelos presidentes Raimundo Pereira e Serifo Nhamadjo, ao se encontraram, pela primeira vez depois do golpe de Estado na Guiné-Bissau de 12 de Abril, para conversarem. Domingos Simões Pereira vê a iniciativa como um sinal de disposição e disponibilidade das duas partes.

O caminho trilhado em Cabo-Verde

O ex-secretário executivo da CPLP esteve nos últimos dois dias na Cidade da Praia, em Cabo Verde, para fortalecer relações com autoridades do país no âmbito da sua candidatura à presidência do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, o PAIGC.

"O comandante Pedro Pires fez a gentileza de me receber. Eu queria mesmo conversar com ele sobre vários assuntos que têm me preocupado e a ocasião foi extraordinária para compartilhar do conhecimento que Pedro Pires tem da comunidade guineense", contou Simões Pereira.

Entre quarta e quinta-feira (4.10), ele se reuniu com empresários e dirigentes políticos cabo-verdianos, entre os quais o primeiro-ministro, José Maria Neves. "Aproveitamos para falar da atualidade guineense, dar-nos conta de uma camada mais jovem dentro do partido que hoje tem o propósito de desenvolver uma plataforma nova, para ser competente mas, sobretudo, apontar uma opção congregando o maior número possível de sensibilidades dentro do partido", explicou Simões Pereira.

Destacou um projeto coletivo, para "virar a página"
Destacou um projeto coletivo, para "virar a página"Foto: DW

Plano de governo

Domingos Simões Pereira diz estar à frente de um grupo de guineenses que propõe ao PAIGC e à Guiné-Bissau um projeto novo e ambicioso: "O que eu eventualmente vou dirigir, se me derem essa oportunidade, é um projeto coletivo, de gente que acredita e que tem condimentos necessários para propor ao país uma viragem de página."

Quanto aos nomes dos seus apoiantes, ele preferiu não avançar. Mas destacou que vão desde as pessoas mais antigas dentro do partido até aos mais jovens.

Ao entrar nessa corrida pela liderança do PAIGC, Domingos Simões Pereira está consciente dos riscos que está a correr: "Não há nenhum processo político, no momento, que não apresente riscos."

A eleição para o próximo presidente do PAIGC está prevista para janeiro de 2013. Além de Domingos Simões Pereira, anunciaram que irão se candidatar também o atual líder e primeiro-ministro deposto guineense, Carlos Gomes Júnior, o empresário Braima Camará e o antigo ministro da Defesa, Aristides Ocante da Silva.

Depois de Cabo Verde, Domingos Simões Pereira desloca-se a alguns países europeus e africanos, entre os quais os da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, para a apresentação do seu projeto político.

Autor: Nélio dos Santos (Cidade da Praia/Cabo Verde)
Edição: Bettina Riffel / Helena Ferro de Gouveia

05.10 Entrevista Domingos Simoes Pereira em Cabo Verde - MP3-Mono

Saltar a secção Mais sobre este tema