1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Debate do programa do Governo da Guiné-Bissau

Lusa | ar
15 de outubro de 2019

ANP da Guiné-Bissau iniciou debate do programa do Governo, na presença de deputados das várias formações políticas do Parlamento. Sessão vai desenrolar-se sob o signo da "estabilidade" segundo Presidente da ANP.

https://p.dw.com/p/3RL99
Guinea-Bissau - Offizielle Zeremonie im Parlament: Unterzeichnung des Stabilitätspakts zwischen den politischen Parteien
Foto de arquivo: Sessão parlamentar (2019)Foto: DW/B. Darame

No início da sessão da Assembleia Nacionl Popular (ANP) esta terça-feira (15.10.), apenas estavam presentes os deputados do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), União para a Mudança e Partido da Nova Democracia, num total de 53 deputados.

Depois de o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, ter confirmado um quórum de 53 deputados, um vez que a ANP tem 102, vários deputados do Partido de Renovação Social e do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) entraram no hemiciclo, juntando-se à sessão.

"Foi preciso recorrer ao diálogo interno para retomar a sessão de hoje. Agradeço a abertura de espírito e sentido de responsabilidade", afirmou Cipriano Cassamá.

"Alcançar os objetivos"O presidente do Parlamento salientou também que elegeu a "estabilidade", depois de recordar os últimos anos da crise política vivida na Guiné-Bissau. "Estou certo que juntos vamos conseguir alcançar os nossos objetivos", afirmou.

Guinea Bissau 1. Parlamantssitzung nach Krise Cipriano Cassama
Cipriano CassamaFoto: DW/B. Darame

Antes do início do período da ordem do dia, Cipriano Cassamá leu também uma carta enviada pelo plenário ao primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, a exigir a presença da ministra dos Negócios Estrangeiros, Susy Barbosa, e do ministro da Administração Interna, Juliano Fernandes, para prestarem esclarecimentos sobre o tráfico de droga no país.

Os deputados querem ser esclarecidos, entre outros aspetos, sobre a apreensão, em setembro, de cerca de duas toneladas de cocaína, e a situação vivida no aeroporto de Cabo Verde por um cidadão guineense.

Programa do GovernoDo período da ordem do dia constam a discussão e votação do programa de Governo, análise e discussão de apreensão de drogas, debate e aprovação do orçamento geral da Assembleia Nacional Popular, eleição do conselho de administração do Parlamento, situação dos livres trânsitos para os deputados e análise e aprovação de acordos internacionais.

Inauguration Parlament Guinea-Bissau
Foto: DW/B. Darame

O Governo guineense entregou o programa no parlamento no início de setembro, mas devido à ausência do presidente do Parlamento e do primeiro-ministro, Aristides Gomes, do país, o início do debate ficou marcado para 19 de setembro.

Uma greve dos funcionários do Parlamento levou ao cancelamento da sessão a 19 de setembro, que acabaria por ser retomada numa unidade hoteleira de Bissau, sem os deputados do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

PAIGC envolvido no tráfico de droga na Guiné-Bissau?

 

Saltar a secção Mais sobre este tema