1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Bissau: "Dissolução do Parlamento devia ser último recurso"

Inês Cardoso
16 de maio de 2022

Em entrevista à DW, Nelvina Barreto, vice-presidente do Partido da Unidade Nacional (PUN), critica a dissolução do Parlamento e refere que a solução para os problemas do país está nas "forças vivas da sociedade".

https://p.dw.com/p/4BNaU
Nelvina Barreto, vice-presidente do Partido da Unidade Nacional (PUN)Foto: DW/B. Darame

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu o Parlamento da Guiné-Bissau esta segunda-feira (16.05), pouco antes da chegada das forças da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) à Guiné-Bissau.

A Missão de Estabilização e Segurança para a Guiné-Bissau (MSSGB) deverá permanecer um ano no país e começa a chegar na quarta-feira (18.05).

Em entrevista à DW África, Nelvina Barreto, vice-presidente do Partido da Unidade Nacional (PUN), critica a queda do Parlamento, anunciada por Sissoco, e refere que "as forças do contingente da CEDEAO não vão ajudar a encontrar soluções" para a crise no país. Pelo contrário, "podem ser parte do problema", alerta a política.

Parlamento da Guiné-Bissau
Sissoco Embaló anunciou a queda do Parlamento citando "divergências persistentes" e "inultrapassáveis".Foto: DW/B. Darame

DW África: A dissolução do Parlamento da Guiné-Bissau é um golpe palaciano?

Nelvina Barreto (NB): Os golpes palacianos, em princípio, têm essa definição porque são contra o que está estabelecido na lei. Não é o caso neste momento, porque o Presidente da República tem as prerrogativas constitucionais necessárias para o fazer. Trata-se talvez, no meu entender, do uso indevido dessa prerrogativa que o Presidente da República tem ao dissolver o Parlamento no momento de grandes tensões políticas, que poderiam ser resolvidas de outra forma.

DW África: A Guiné-Bissau já enfrentava uma crise social e económica. Há condições para haver uma dissolução do Parlamento?

NB: Isto deveria ser o último recurso. Este não é o momento propício pela [crise] económica e social, não só na Guiné-Bissau, como no mundo inteiro. Nós temos desafios enormes a enfrentar, nomeadamente neste período do pós-Covid. É necessário relançar a economia do país. Está também a decorrer a campanha da castanha de caju, que é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau. Tudo isto terá certamente um impacto negativo nas atividades económicas do país.

DW África: Isto significa um desmoronamento ainda mais grave da situação social e económica do país?

NB: Esse é justamente o receio que temos. Não há só tensões sociais, temos também problemas no setores da educação e da saúde, e no setor produtivo. Neste momento, a Guiné-Bissau não tem receitas de produção para além do caju. [Isto] veio perturbar completamente a vida estável da Guiné-Bissau.

Guinea-Bissau | Pressemitteilung zur Auflösung des Parlaments
Decreto em que o Presidente da Guiné-Bissau informa que dissolveu o ParlamentoFoto: Presidência da República da Guiné-Bissau

DW África: O que se pode esperar dos parceiros internacionais da Guiné-Bissau face a este anúncio do Presidente Umaro Sissoco Embaló?

NB: Creio que não há muito que os parceiros internacionais possam fazer. Esta é uma decisão soberana. Após as eleições, praticamente não se ouve falar dos parceiros internacionais. Isto é perigoso porque, de facto, há violações das regras democráticas, há violações das liberdades, dos direitos e das garantias dos cidadãos. Não se ouve a comunidade internacional a pronunciar-se sobre isso. Deveria haver um acompanhamento permanente e contínuo da comunidade internacional para garantir que os ganhos de uma eleição bem-sucedida possam ter sustento no decorrer da legislatura ou no decorrer da presidência.

DW África: Já existia um clima de tensão. Pode agravar-se com a missão militar da força da CEDEAO na Guiné-Bissau?

NB: A solução para os problemas da Guiné-Bissau está nos guineenses, está na classe política, está nas forças vivas da sociedade. É aqui que deve ser encontrado o espaço de diálogo necessário para discutirmos a forma como pretendemos viver a nossa vida coletiva, mas tendo sempre em conta que, acima dos interesses de cada um de nós ou do grupo que representamos e que integramos, está o interesse do país.

Julgo que as forças do contingente da CEDEAO não vão ajudar a encontrar soluções para isto. Mais grave, podem ser parte do problema. E é aqui que também reside algum receio de que estas forças sejam tomadas como partidárias num determinado grupo que se confronta neste momento.

Preocupação em Bissau após tentativa de golpe de Estado

Saltar a secção Mais sobre este tema