1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
História

Guadalupe de Ceita lamenta não ter podido transformar STP

Ramusel Graça (São Tomé)31 de outubro de 2014

Guadalupe de Ceita, um dos sobreviventes da luta pela independência nacional, abraçou a causa ainda jovem. O médico formado em Portugal tinha o sonho de transformar São Tomé e Príncipe num país onde desse gosto viver.

https://p.dw.com/p/1DYhc
Foto: DW/R. Graca

Quatro décadas depois da proclamação da independência de São Tomé e Príncipe, Guadalupe de Ceita diz ter sido alvo de um “golpe” levado a cabo pelos próprios colegas com quem lutou pela libertação do arquipélago.

Após a proclamação da independência, alcançada a 12 de julho de 1975, o médico são-tomense foi impedido de fazer parte do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP).

Nesta entrevista à DW África, Guadalupe de Ceita, hoje com 85 anos, dá a conhecer outros meandros da história da independência de São Tomé e Príncipe.

DW África: Quem é Guadalupe de Ceita?

Guadalupe de Ceita (GC): É um político e, ao mesmo tempo, um estudante da altura. Eu comecei a minha vida política aos sete anos, por assim dizer. Porque quando estava na Roça Java com o meu pai, que trabalhava nessa roça como enfermeiro, eu conviva com angolanos, cabo-verdianos e moçambicanos e via como os portugueses maltratavam os africanos com pancada. À mínima coisa que fizessem espancavam-nos. E comecei a ter um certo horror aos empregados europeus que batiam nos negros sem que eles fizessem algo de valor.

DW África: Como é que ingressou na luta pela independência nacional?

GC: Quando completei o liceu, depois do quarto ano, vim de férias para São Tomé com o Miguel Trovoada. O Miguel Trovoada estudava Direito e eu Medicina. Em São Tomé encontramo-nos com Leonel Mário d’Alva, Filinto Costa Alegre e António Barreto Pires dos Santos (Oné). Reunimo-nos algumas vezes em Bobô-Forro e outras vezes em Boa Morte e conseguimos combinar que havíamos de lutar contra o colonialismo.

Ficou combinado que o Miguel Trovoada seguisse para África. Ele já tinha feito o primeiro ano do curso de Direito e estava a caminho do segundo ano. Eu já estava no quarto ano. Por isso, em vez de trocar os estudos por uma vida incerta, o melhor era acabar o curso de Medicina. Então eu voltei para Portugal e Miguel Trovoada seguiu para África. Mas logo que acabei o curso segui para África.

DW África: Naquela altura a comunicação era ainda difícil. No entanto, conseguiam viajar e participar em reuniões. Não era perseguido pela PIDE, a polícia política portuguesa?

GC: Eu tinha o meu nome oficial, Oné tinha o seu nome, Medeiros tinha o seu nome. Quando viajássemos seriam presos, segundo Barreto Pires. A PIDE tinha os nossos nomes, mas nunca conseguiram prender-nos porque não viajamos para os paises com os quais a polícia política portuguesa tinha relações.

DW África: Qual foi o momento mais conturbado durante a luta de libertação de São Tomé e Príncipe? Foi na Guiné Equatorial ou no Gana?

GC: Foi em 1966 quando deram o golpe contra Kwame Nkrumah no Gana. Todos aqueles que tinham relações com a Frente de Liberação de Moçambique (FRELIMO) e com o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) tinham representantes no Gana. A África do Sul e a Namíbia também tinham os seus representantes.

Porträt Kwame Nkrumah
Kwame Nkrumah foi primeiro-ministro (1957-1960) e Presidente (1960-1966) do GanaFoto: Getty Images

E quando se deu o golpe correram com todos, tiveram que deixar o Gana. Subiu ao poder um indivíduo que estava contra Nkrumah e que não queria ver nacionalistas no Gana. Então fui para o Togo, onde estive um ano, e depois fui para o Congo, onde fiquei três anos.

DW África: Encontraram apoio suficiente no Congo?

GC: Encontramos apoio atraves do MPLA de Agostinho Neto. Fomos para a China e para Coreia como visitantes políticos. Estivemos na Conferência de Roma. Três anos depois houve outro golpe e tivemos que sair outra vez.

DW África: Foi na Guiné Equatorial que ocorreu o congresso de transformação do Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe (CLSTP) em Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP). O Presidente da Guiné Equatorial na altura tinha algum receio desta reunião? E que motivos levaram a que o congresso, que previa a presença de cerca de 300 pessoas, ficasse confinado a oito pessoas?

GC: Portugal tinha ameaçado os países africanos. Aqueles que dessem apoio seriam atacados. Talvez por isso ele tenha recusado a realização do nosso congresso na ilha e preferido o continente. Entretanto, quando fizemos o congresso éramos apenas oito, entre os quais Miguel Trovoada, Oné, Pinto da Costa e José Fret Lau Chong. O congresso foi feito numa casa e à porta fechada. E Pinto da Costa foi eleito secretário-geral.

DW África: Qual era a ligação que havia entre o CLSTP e os outros movimentos nacionalistas africanos?

GC: Tínhamos boas relações com o MPLA e com a FRELIMO, mas sobretudo com o Gabão.

Guadalupe de Ceita Arzt aus São Tomé und Príncipe
Guadalupe de Ceita, um dos fundadores do Comité de Libertação de São Tomé e PríncipeFoto: DW/R. Graca

DW África: Manuel Pinto da Costa foi eleito para o cargo de secretário-geral do CLSTP por ser uma figura de consenso na altura?

GC: Eu não queria aceitar. Como não aceitei, ninguém votou em mim. José Fret Lau Chong teve dois votos. Ele votou em si próprio e eu votei nele. Éramos apenas oito. Aquelas centenas de são-tomenses da Guiné Equatorial com quem tinha vivido três anos estavam à minha espera e a reunião, mas não fizemos isso. Pinto da Costa é que foi eleito. Em 300 e tal votos, ele teve oito.

DW África: Recorda-se de algum episódio relevante que, para si, marcou a luta pela independência nacional?

GC: Um homem como eu, que fundou o Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe, que percorreu o mundo falando em nome de São Tomé, que reuniu o CLSTP na Guiné Equatorial, e não me quiseram deixar entrar em São Tomé. Foi um episódio lamentável.

Pinto da Costa disse que eu e os outros podíamos fazer parte do partido. Mas eu disse para comigo: se Gastão d’Alva Torres, que defendeu a nossa tese e foi chefe da delegação no Acordo de Argel [assinado em 25 de agosto de 19741 em Argel, pelos representantes de Portugal e do PAIGC, movimento de libertação da Guiné-Bissau e de Cabo Verde], não pode voltar a ingressar no Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe, eu também não. Foi assim que deixei de fazer parte do MLSTP/PSD.

DW África: O que levou ao afastamento de Hugo de Menezes Tomás Medeiros na luta de libertação nacional?

GC: Eu e o Hugo Menezes percorremos o Gana e o Togo. Quando chegamos ao Congo, o MPLA ia para Frente Leste e ele decidiu ir também. Mais tarde, quando ele chegou à Guiné Equatorial, já tínhamos realizado o congresso sem a participação dele. Então, foi-se embora e nunca mais voltou.

DW África: A resolução da Assembleia Geral da ONU das Nações Unidas, que a 14 de novembro de 1972 reconheceu a legitimidade da luta armada em África contra Portugal, ou o Acordo de Argel: qual teve mais peso na independência de São Tomé e Príncipe?

GC: Foi o Acordo de Argel, assinado a 26 de novembro de 1974. Esta é que foi a data histórica principal, porque foi o Acordo de Argel que reconheceu a independência nacional.

São Tomé e Príncipe - Haupteingang der Roça Uba Budo
Roça Uba Budo, no interior do distrito de Mé-zochi, São ToméFoto: DW/R. Graça

DW África: Como é que se explica o rápido declínio socioeconómico de São Tomé e Príncipe nos primeiros 15 anos após a independência?

GC: Um exemplo só: eu percorri São Tomé e Príncipe com o MEP, o Programa de Erradicação do Paludismo, e vi tudo transformado em mata. São Tomé tinha cacau por todos os cantos antes da independência, basta dizer isso. E não se falava disso. São Tomé transformou-se num país independente com possibilidades de singrar, mas não singrou e nós ficamos nessa situação.

DW África: Sente alguma mágoa em relação a isto?

GC: Eu só tenho mágoa de uma coisa: não ter podido transformar São Tomé e Príncipe. Eu, Guadalupe de Ceita, transformava São Tomé.

Saltar a secção Mais sobre este tema