1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
EducaçãoAngola

Gramática de Kimbundu resgata valores culturais de Angola

Nelson Camuto (Malanje)
17 de janeiro de 2022

Jornalista de Malanje publicou uma gramática em Kimbundu para ajudar a colmatar a falta de manuais escritos nas diferentes línguas nacionais e resgatar valores culturais de Angola. A obra já chegou a cinco províncias.

https://p.dw.com/p/45d7y
Ricardo Prata traduz o Hino de Angola para Kimbundu
Ricardo Prata traduz o Hino de Angola para KimbunduFoto: Nelson Camuto

"Aprender e ensinar Kimbundu" é o título da gramática lançada em outubro de 2021, em Malanje, pelo jornalista angolano Ricardo Prata.

"É habitual as pessoas dizerem 'Wazekele, wazekele kyeve' mas na realidade essa forma de saudação é pejorativa, está incorrecta", explica Prata.

O jornalista reconhece a falta de conhecimento formal na língua e diz que o livro mostra "como se deveria saudar corretamente na língua nacional Kimbundu".

"Outro aspeto que causou também foi precisamente o termo mulher, é habitual os mais velhos dizerem assim, 'Mukaji Ami, Mukaji a Monamy'. Na realidade, Mukaji é sinónimo de fêmea e fêmea é para animais", explica.

Cerca de mil exemplares foram distribuídos por cinco províncias, Bengo, Kwanza Norte, Luanda, Malanje e Uíge, que integram o grupo etnolinguístico Umbundu.

Manual pode ajudar nas aulas

De acordo com jornalista, o manual conta também com uma componente pedagógica que está a contribuir para a potencialização dos falantes da língua. "Trouxemos um suplemento para auxiliar os professores de língua nacional Kimbundu", diz.

Finalistas sem certificados protestam no Kwanza Norte

O próprio manual tem sugestões que os professores podem aplicar ao plano de aula, durante o ensino da língua.

Em Malanje, o falante de Kimbundu David Kimwanga mostra-se satisfeito com a iniciativa.

"Este manual trouxe um grande contributo, sobretudo o despertar do interesse por parte da juventude, em querer aprender realmente a língua nacional Kimbundu."

O autor apela ainda a outros escritores que elaborem também obras do género. "Nós temos bons escritores em Angola", sublinha.

"Aprendemos falar Kimbundu principalmente na igreja e sobretudo com os nossos avôs. Agora, já tendo uma obra literária que fala sobre Kimbundu já é muito bom para nós", diz Prata.

Ricardo Prata é o primeiro angolano a publicar uma gramática em Kimbundu. Os livros que existem em Malanje nesta língua contaram com a intervenção direta de estrangeiros, entre eles missionários.

Saltar a secção Mais sobre este tema